Localizado no Agreste de Pernambuco, o município de Capoeiras completa 57 anos de Emancipação Política nesta segunda-feira, 21/12/2020, feriado municipal.
O município é conhecido por realizar uma das maiores feiras livre do Estado, por sua famosa feira de gado, pelo excelente queijo-coalho aqui produzido, pelas nascentes dos Rios Una e Canhoto, e por sua gente hospitaleira e ordeira.
Neste domingo (20), a Missa das 09:00hs, na Matriz de São José, foi celebrada em Ação de Graças pelos 57 anos do município.
Atualmente o município de Capoeiras é administrado pela prefeita Neide Reino (PSB), que encerra seu segundo mandato no próximo dia 31/12/2020. Filha do ex-prefeito Manoel Reino, Neide Reino, Neide Reino é a primeira mulher eleita prefeita do município, antes dela, 08 homens ocuparam o cargo.
A prefeita Neide Reino parabeniza Capoeiras e seus munícipes na passagem dos 57 anos de Emancipação Política!
O primeiro prefeito foi Álvaro Tenório de Almeida; depois, José Soares de Almeida, que ocupou o cargo por três vezes; e teve José Valtaso de Macedo que foi sucedido por Manoel Reino da Silva; Antônio Carlos Vieira e Aluísio Cabral também passaram pela prefeitura; e mais recentemente foram prefeitos: Maurilio Rodolfo Tenório de Souza – Neném (dois mandatos); Luiz Claudino de Souza – Dudu; e Neide Reino (dos mandatos).
Ainda teve o atual vice-prefeito Júlio Valença (Juju) que ocupou o cargo durante alguns dias.
O próximo prefeito de Capoeiras a partir se 1º/01/2021 ainda é uma incógnita em razão do candidato mais votado nas eleições de 2020, haver concorrido tendo sua candidatura ‘sub judice’.
Sobre o município de Capoeiras:
História
O nome Capoeiras é de origem indígena. Provém do vocábulo – Capoeirã – relativo a “mato-frio”, sendo corrigido para Capoeiras. Conforme Lei Municipal de 21 de dezembro de 1901, foi criada a vila de Capoeiras, ficando como 3º distrito de São Bento do Una.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Capoeiras, pela lei municipal nº 31, de 24-12-1901, subordinado ao município de São Bento. Elevado à categoria de município com a denominação de Capoeiras, pela lei estadual nº 4998, de 21-12-1963, desmembrado de São Bento do Una. Instalado em 08-07-1964.
Localização
Localiza-se a uma latitude 08º44’05” sul e a uma longitude 36º37’36” oeste, estando a uma altitude de 888 metros. Sua população estimada em 2009 era de 19.936 habitantes.
Possui uma área de 344,39 km².
A área do município localiza-se na unidade geoambiental do Planalto da Borborema. A vegetação compõe-se de florestas subcaducifólica e Caducifólica, características do agreste.
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%.
O clima é Tropical Chuvoso, com verão seco. As chuvas concentram-se nos meses de janeiro/fevereiro até setembro/outubro.
Capoeiras está inserido nos domínios das Bacias Hidrográficas dos Rios Una, Mundaú e do Grupo de Bacias de Pequenos Rios Interiores. Os principais tributários são o Rio Una e os riachos do Mimoso, do Mocambo, Pau-Ferro, da Pracinha, Bom Destino, do Mel, Do Meio e São Pedro, todos de regime intermitente. O município conta com os açudes Gurjão (4.700.000 m³) e Cajarana (2.594.000 m³).
Fonte: IBGE
Blog Capoeiras