Adagro divulga lista de eventos agropecuários autorizados em Pernambuco

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Adagro divulga lista de eventos agropecuários autorizados em Pernambuco

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) dará início, nesta quinta-feira (18/01), à divulgação da lista dos eventos agropecuários autorizados a acontecerem no estado. A relação inclui exposições, leilões e vaquejadas e pode ser conferida semanalmente no Instagram @adagrope. Já a lista completa das feiras agropecuárias ou feiras de gado, que precisam de autorização anual, pode ser acessada no site adagro.pe.gov.br. As autorizações são concedidas de acordo com a legislação sanitária e mediante a emissão de um código exclusivo, com indicação de um médico veterinário como responsável técnico. O objetivo é garantir a sanidade dos animais que participam dos eventos e evitar a disseminação de doenças, tanto em decorrência da aglomeração, quanto do movimento de entrada e saída de animais, entre propriedades e os locais onde acontecem os eventos.  

De acordo com Fernando Miranda, diretor de defesa e inspeção animal da Adagro, os responsáveis e promotores de eventos precisam estar cadastrados na Adagro e solicitar aprovação de funcionamento com 30 dias de antecedência.

A partir do código exclusivo para cada evento é que os proprietários ou produtores solicitam a Guia de Trânsito Animal – GTA, documento obrigatório estabelecido pela Lei nº 12.228/02, para garantir que somente animais sadios tenham acesso a feiras e exposições”, enfatiza o diretor da Adagro.

Em cumprimento à legislação sanitária, os promotores precisam comprovar a existência de uma Comissão de Defesa Animal para o funcionamento de eventos como exposições, feiras ou vaquejadas. Um profissional da área veterinária fica responsável pelas inspeções antes da admissão dos animais no recinto e também antes da sua retirada, além de verificar e informar à Adagro as GTAs emitidas para o trânsito de todos os animais que participam do evento.

Para Marcella Figueiredo, gerente estadual de Trânsito Agropecuário, “é por meio da apresentação das GTAs pelos realizadores que fiscalizamos e controlamos o trânsito de animais, conhecendo o caminho que eles percorrem, desde a fazenda até os locais dos eventos (rastreabilidade). A guia só é emitida para proprietários cadastrados na Adagro, com comprovação de exames e vacinas dos animais”, esclareceu.

Feiras agropecuárias – Para garantir o funcionamento das feiras agropecuárias, também conhecidas como feiras de gado, as prefeituras municipais e promotores de eventos devem solicitar uma vez ao ano autorização ou renovação à Adagro. As feiras mais tradicionais, com importância econômica para o agronegócio regional, como as de Surubim, Caruaru, Cachoeirinha, Tabira e Limoeiro, recebem um código agropecuário emitido pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária e precisam atender às exigências sanitárias para funcionamento e trânsito de animais. Confira a lista completa das feiras autorizadas no site adagro.pe.gov.br, no link sanidade animal.

Foto: Adagro/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias

[GRÁTIS] 10 FORMAS DE GANHAR R$ 1.000 EM 7 DIAS

Baixe nosso ebook gratuitamente e comece a trilhar o caminho rumo ao seu sucesso financeiro!