Aliado do Cacique assume interinamente a prefeitura de Pesqueira

  • By Luiz Silva
  • 2 de janeiro de 2021
  • 0
  • 611 Visualizações

“A partir de hoje, a Gestão Municipal terá um novo momento, uma nova forma de governança e um novo jeito de tratar as pessoas” Cacique Marcos 

Mesmo com a maioria dos votos válidos das Eleições de 2020, para Prefeito, o cacique Marcos Xukuru ainda precisa ser absorvido (em fevereiro deste ano) de um Processo que tramita contra ele, no TSE em Brasília, para poder assumir a Cadeira de Prefeito do município de Pesqueira Agreste de Pernambuco. Porém, como manda a Lei, devido a este tipo de Impedimento Judicial quem assume o Poder Executivo é o presidente da Câmara Municipal. Para isto o Grupo do Cacique teve a habilidade de fechar acordos e conseguiu formar uma Chapa Única na qual foi eleito o Vereador Bal de Mimoso a Presidente da Casa, o indígena Pastinha a Vice-presidente e ainda puxou mais uma mulher (também indígena) que estava na suplência do Chapão formado em campanha. Com a chegada da vereadora Nega de Bil o Grupo atinge o número de 04 (quatro) indígenas xukurus eleitos em exercício na Casa.

PASTINHA XUKURU PRESIDENTE INTERINO DA CÂMARA MUNICIPAL, BAL PREFEITO INTERINO, CACIQUE MARCOS XUKURU E PAULO CAMPOS EX-VEREADOR.

Tudo isso foi possível graças aos votos de apoios conquistados dos vereadores que pertenciam ao outro grupo político (o Grupo da ex-prefeita Maria José), que até uns 15 dias antes desta Posse, tinha a maioria dos vereadores a seu favor, mas com a declarada mudança de posição de uma das principais companheiras de campanha da Prefeita (a vereadora Izabela Lins) o jogo virou dando a vantagem de um voto para o Grupo do Cacique, tirando a chance da Prefeita ter um dos seus aliados políticos como Presidente da Casa, ou seja, o Cacique passou a ter 8 votos contra 07 da Prefeita. Como se não bastasse esta vitória, garantida para Presidência da Casa, o Grupo ainda conseguiu negociar mais dois votos de apoio, com mais dois vereadores que foram eleitos com o apoio do Grupo da Prefeita (João Galindo do INSS e Arinete da Mutuca) que declararam apoio ao Cacique Marcos e ajudaram acrescentar de 8 para 10 o número de votos dados ao Vereador Bal na Câmara.

Nova vereadora Nega de Bil (Índia Xukuru)

O vereador presidente Bal de Mimoso assume o cargo de Prefeito Interino de Pesqueira e o indígena Pastinha vira Presidente Interino na Casa Anísio Galvão. Para compor a Mesa da Casa, a contemplada como primeira Secretária da Câmara foi a vereadora Izabela Lins (merecidamente, pois foi ela o Pivô na decisão do placar da vitória alcançada pelo Grupo), o contemplado a segundo secretário foi o Vereador Sil Xukuru (merecidamente, por ser um dos mais próximos do Povo e atuante vereador indígena). Já o Líder do Governo na Casa foi escolhido o experiente e veterano vereador Zezinho da Abriboca.

O GRUPO DE VEREADORES DO CACIQUE MARCOS QUANDO RECEBEU O APOIO DA VEREADORA
IZABELA LINS

O jovem prefeito interino Bal de Mimoso assumiu a Cadeira do Executivo nomeado, apenas, 06 (seis) Secretários para a sua Equipe (sendo dois deles também indígenas). Os Secretários nomeados foram: Dr. Ribamar Coutinho (Saúde); Rômulo Falcão (Finança); o indígena Guilherme Araújo Xukuru (Governo), Samuel Dinho (Assistência Social), o indígena Thiago Torres de Lima Xukuru (Educação) e Wellington Guenes (Articulaçâo). No momento do Cerimonial, o Dr.. Ribamar ( novo Secretário de Saúde) fez um discurso de agradecimentos em nome de todos os secretários.

A Posse do prefeito interino Bal de Mimoso foi em Clima de Festa de Vitória para todo o Grupo com discurso do Líder Xukuru (Cacique Marcos), Girandola de Fogos, Dança do Toré e Música cantada e interpretada pelo cantor Sérgio Amaral.

Aos poucos as coisas vão se arrumando e se encaixando, pois o Poder agora está nas mãos do Grupo do Cacique Marcos, como escolheu a maioria dos votantes. Agora só nos resta torcer para que tudo dê certo e aguardarmos os próximos capítulos deste desfecho que terá fim em fevereiro com a liberação do caso do Cacique na Justiça ou em Junho com uma nova Eleição. Daqui para lá quem está no Poder Legislativo e no Executivo (Câmara e Prefeitura) é o Grupo do Cacique Marcos Xukuru. Já estamos no Cacicado aguardando as boas novas para 2021. E, com certeza, em breve, os nomes dos novos secretários de Infraestrutura, de Turismo, de Meio Ambiente e de Esportes e de Administração. A nossa torcida é positiva, pedindo a Deus que abençoe a todas as Lideranças e ao Povo de boa vontade da nossa Terrina. E que este ano de 2021 seja um ano de Boas Novas e Felicidades para todos! Feliz ano Novo!

Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, 02/01/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.