Alunos do curso de Sistemas Agroflorestais visitam Serra dos Cavalos

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Alunos do curso de Sistemas Agroflorestais visitam Serra dos Cavalos

A capacitação serviu como estratégia de produção, onde agricultores puderam interagir melhor com elementos físico-químicos do plantio

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA-PE), acompanhou os alunos do curso de Sistemas Agroflorestais (SAF) numa visita à Serra dos Cavalos, nesta terça-feira (06). O intuito foi realizar uma aula prática mostrando a melhor forma de conexão e uso da natureza para utilizar na agricultura familiar. Ao todo, são 40 agricultores dos quatro distritos do município que participam da capacitação.

A aula ministrada pelo professor Leandro Pacheco, do SERTA-PE, mostrou aos alunos as características de um solo fértil e a melhor forma de cuidá-lo, a maneira ideal para o arado, a relação entre as plantas através da simbiose e o motivo para não usar agrotóxicos. “A aula é uma imersão prática na floresta, que é o local onde devemos nos inspirar para termos um melhor plantio, visando sempre o melhor para o meio ambiente, através do desenvolvimento sustentável e não poluente”, destacou.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Manoel Júnior, o SAF é um resgate à maneira da produção agrícola familiar. “Os produtores rurais adquirem novas técnicas de cultivar, consorciando várias culturas, numa mesma área, ao longo do ano, permitindo manter o equilíbrio ambiental dessa área”, analisou, Manoel Júnior.

De acordo com o secretário, são vários benefícios, a exemplo do socioeconômico (produzir, vender, aumentar sua renda); da recuperação de áreas degradadas;da diminuição de pragas e doenças, e da geração de alimentos mais saudáveis sem uso de produtos químicos. “Enfim, é a garantia de uma zona rural forte, dando valor aos produtores rurais de nosso município.”

Capacitação Qualifica Caruaru – SAF

Em Caruaru, os agricultores cadastrados estão recebendo, desde março de 2022, capacitações, ciclos de mentorias e de qualificação, além de oficinas gerenciais e consultorias, com o apoio do Programa Qualifica, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa, da Prefeitura de Caruaru.

As ações integradas visam potencializar o desempenho e ampliar o mercado, melhorando a gestão, ações de comercialização e inovação. As consultorias são prestadas nas propriedades rurais dos agricultores. A prefeitura conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias

[GRÁTIS] 10 FORMAS DE GANHAR R$ 1.000 EM 7 DIAS

Baixe nosso ebook gratuitamente e comece a trilhar o caminho rumo ao seu sucesso financeiro!