Banco Central inicia bloqueio de chaves Pix ligadas a fraudes neste sábado

Banco Central inicia bloqueio de chaves Pix ligadas a fraudes neste sábado

Nova medida mira aumentar segurança do sistema financeiro e fechar o cerco contra golpes virtuais

A partir deste sábado (4), o Banco Central (BC) passará a bloquear chaves Pix identificadas por instituições financeiras como vinculadas a golpes e fraudes. O procedimento foi definido após reunião do Fórum Pix, realizada na última quinta-feira (2), com representantes do sistema financeiro e da sociedade civil.

Segundo o BC, o mecanismo funciona de forma automática: ao consultar uma chave Pix marcada por fraude, o sistema apontará erro e a transferência não será concluída. Assim, contas e chaves associadas a usuários suspeitos ficam impedidas de receber recursos.

A restrição, no entanto, é válida apenas para a instituição que fez a marcação de fraude. Em casos de clientes que possuem contas em mais de um banco, a chave poderá continuar ativa em outra instituição que não tenha identificado irregularidades. O objetivo é evitar punições injustas a usuários que tenham sido marcados de forma equivocada.

A medida faz parte de um pacote mais amplo de reforço na segurança do Pix. Na semana passada, o Banco Central endureceu regras, exigindo que bancos bloqueiem transferências quando houver marcação de fraude, além de barrar pedidos de portabilidade para contas suspeitas.

O aumento das medidas ocorre após a escalada de ataques cibernéticos. Somente neste ano, já foram registrados oito incidentes com desvios de aproximadamente R$ 1,5 bilhão. Deste valor, cerca de R$ 850 milhões foram recuperados.

Com o novo bloqueio, a autoridade monetária busca fechar brechas tecnológicas e dificultar a ação de criminosos que usam o Pix para golpes e movimentações fraudulentas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *