Belo Jardim implanta Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de olho no Selo Unicef

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Belo Jardim implanta Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de olho no Selo Unicef

Ação faz parte dos pré-requisitos para certificação inédita do município

Será realizada, nesta quinta-feira (10), às 15h, a primeira reunião de implantação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), uma das etapas do Selo UNICEF, que o município iniciou o processo e segue em busca da certificação internacional inédita. O evento seguirá todos os protocolos sanitários exigidos de combate à Covid-19 e será restrito a convidados, na sede do CREAS, no bairro Ayrton Maciel.

Em Belo Jardim, o NUCA é um trabalho intersetorial desenvolvido através de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e Juventude. Além de representantes das duas pastas, o núcleo é composto por adolescentes de 12 a 17 anos que se organizam em rede, discutem questões importantes para o desenvolvimento pessoal e social, participam de ações que desenvolvem competências e ajudam na inserção cidadã através de políticas públicas do diálogo e do apoio do poder público municipal.

“Nesta etapa, vamos implantar o NUCA e seguiremos a programação, na próxima semana, com a realização do I Fórum Comunitário, que terá a participação dos jovens que fazem parte do núcelo para ajudar na elaboração e aprovação do Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente”, explica o  articulador municipal do Selo Unicef – Edição 2021-2024, Ricardo Nunes.

Além de Belo Jardim, outros 2.022 municípios de 18 estados iniciaram o processo de certificação do selo na edição 2021-2024. Conferido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Selo UNIFEC reconhece as cidades que estabelecem políticas públicas eficientes para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem nas regiões da Amazônia e do Semiárido Nordestino. 

A metodologia do selo inclui, entre outros pontos, o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações robustas que ajudem os municípios a cumprirem a Convenção sobre os Direitos da Criança, e que, no Brasil, é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Na edição 2021-2024, os municípios que iniciaram o processo se comprometeram a melhorar as políticas públicas municipais em sete áreas: desenvolvimento infantil na primeira infância; educação de qualidade; desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida; hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; oportunidades de educação, trabalho e formação profissional; prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; e famílias vulneráveis que recebam atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.

Serviço:

Implantação do NUCA

Data: 10/02/2022 (quinta-feira)

Local: sede do CREAS (Rua Antônio Franklin Cordeiro, nº 32 – Ayrton Maciel)

Horário: 15h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias

[GRÁTIS] 10 FORMAS DE GANHAR R$ 1.000 EM 7 DIAS

Baixe nosso ebook gratuitamente e comece a trilhar o caminho rumo ao seu sucesso financeiro!