Bezerros reduz casos positivos da covid-19 nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2021


A Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Saúde, vem realizando, desde o início de 2021, uma série de ações preventivas e educativas contra a Covid-19 e, com isso, tem reduzido consideravelmente o número de casos positivos da doença no município. O desempenho no combate à pandemia pode ser observado quando comparamos, por exemplo, os números dos meses de julho, agosto e dezembro de 2020 – os quais apresentaram os maiores índices de pessoas contaminadas (foram 329, 328 e 415 casos confirmados respectivamente) – com os dois primeiros meses deste ano (janeiro e fevereiro de 2021). 

De acordo com os dados contabilizados pela Secretaria de Saúde foram registrados 202 casos em janeiro e 228 casos em fevereiro (até o dia 24), sendo que, do total de fevereiro, 31 casos positivos são de trabalhadores da saúde que não haviam sido testados pela gestão anterior. Ao todo, 120 profissionais de saúde foram testados em fevereiro deste ano (até o momento). Ações de monitoramento dos casos, ampliação de testagem, teleatendimento, início da vacinação dos grupos prioritários, barreiras sanitárias, drive thru, testagem dos trabalhadores da saúde, ações de conscientização nas feiras livres, entre outras, desenvolvidas pela secretaria, foram responsáveis pela redução dos números positivos da Covid-19.

>>LEITOS HOSPITALARES

Em relação à taxa de ocupação de leitos de retaguarda do Hospital de Campanha, a média diária, durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano, foi de 0.9 pacientes. A unidade hospitalar tem atualmente 14 leitos, sendo que não há nenhum paciente internado. Ou seja, 100% dos leitos do Hospital de Campanha estão desocupados. Já o Hospital Filantrópico Jesus Pequenino dispõe de 20 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva – UTI e outros 10 de enfermaria, sendo que a ocupação atual é de 90% em ambos os setores (ou seja, UTI e enfermaria).

O Hospital Jesus Pequenino está com nove pacientes internos na UTI, sendo 03 pacientes de Gravatá, 01 paciente do Recife, 04 de Bezerros e 01 paciente de Toritama (90% de ocupação). Já na enfermaria também são nove pacientes, distribuídos da seguinte forma: 01 paciente de Cumaru, 01 paciente de Santa Cruz do Capibaribe, 02 pacientes de Caruaru, 04 pacientes de Bezerros e 01 paciente de Gravatá (90% de ocupação). Ou seja, pertencentes ao município são apenas 08 pacientes internos (04 na UTI e 04 na enfermaria).

>>PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO

Quanto ao Plano Municipal de Vacinação, os dados da Secretaria de Saúde apontam que 1.435 pessoas já foram vacinadas e 1.865 doses foram aplicadas na primeira fase da Campanha de Vacinação até o dia 24 deste mês (fevereiro/2021), sendo contemplados os seguintes grupos prioritários: trabalhadores da saúde e seus apoiadores, idosos institucionalizados, cuidadores e idosos com 85 anos ou mais. IMPORTANTE destacar que todos os nomes constantes na lista de vacinação (disponível no Portal da Transparência de Bezerros) estão dentro dos critérios previamente estabelecidos pelo Plano Municipal de Vacinação e em conformidade com os parâmetros do Ministério da Saúde.

>>DECRETO 50.308 (23.02.2021)

O governo de Pernambuco anunciou que, a partir desta sexta-feira (26), três regiões do estado manterão apenas os serviços essenciais funcionando entre 20h e 05h, de segunda a sexta-feira. Já nos dois próximos finais de semana (sábado e domingo), a restrição será entre 17h e 05h. As medidas restritivas atingem 63 municípios das Regionais de Saúde de Limoeiro, Caruaru e Ouricuri e seguem até o dia 10 de março. A decisão foi tomada devido ao aumento no número de casos confirmados e internações de UTI no estado. 

Vale lembrar que Bezerros segue com todos os protocolos e medidas de segurança sanitária para combater e evitar a propagação do coronavírus, bem como entende a necessidade permanente de orientar à população bezerrense sobre o uso de máscara de proteção individual, álcool gel e o distanciamento social em conformidade com o decreto estabelecido pelo governo do Estado de Pernambuco.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.