O festival Arte em Serra do Vento está em sua terceira edição e se consolidou como um evento que aquece a rede de artesanato, cultura e turismo de Belo Jardim. Um dos destaques é no investimento na qualificação profissional dos artesãos participantes. Mais uma vez, a organização ofereceu oficinas que visam instruir os artesãos sobre melhorias que podem ser colocadas em prática no dia a dia de trabalho. As atividades foram sobre “Formação de Preço para Artesanato” e “Como vender artesanato pelas redes sociais”, ambas realizadas através de parceria com o Sebrae.
Para realizar essas oficinas, a organização do festival fez um mapeamento técnico para saber quais as necessidades e dificuldades que alguns artesãos ainda enfrentam e foi constatado que seria necessário oferecer essas oficinas sobre esses temas. Essa é uma oportunidade que os artesãos participantes tiveram para adquirir conhecimentos teóricos e práticos, aprender, criar e conectar interesses em comum.
“A oficina sobre vendas é um tema importante em todos os lugares. Eu costumo dizer que a vida é uma venda, então a gente sempre tem que estar vendendo alguma coisa. Aproveitando a oportunidade desse evento com os artesãos, nós falamos sobre como vender pelas redes sociais; uma oportunidade única nesse mundo de transformação digital onde cada vez mais a internet contribui para o aumento de resultados do comércio de uma forma geral e também do artesanato”, enfatizou o instrutor do Sebrae, Sérgio Emílio.
Fabiana Santos, foi uma das artesãs que participou das duas atividades e contou que “foi uma ótima oportunidade para aprender a como colocar um preço digno nos meus produtos e também valorizar o nosso trabalho. Já na rede social, aprendi que lá também estou lidando com o público, assim como no presencial. Então também temos que aprender a trabalhar lá”, afirmou.
Antônio Lima, também participou das atividades e disse que “foi um momento ímpar para a nossa formação, para nós que trabalhamos com a arte aqui em Serra do Vento. Só temos que agradecer aos responsáveis pelo Arte em Serra do Vento por ter nos dado essa oportunidade”, finalizou.
O Arte em Serra do Vento 2023 conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Palmeiron, TurboNet, Sesc Ler Belo Jardim, Instituto Conceição Moura e Rádio Bitury FM.
Veja mais fotos a baixo: @arteemserradovento