CAPS com programação especial em janeiro


O Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS vai trabalhar, até o final do mês, o Janeiro Branco. A campanha objetiva debater junto à população doenças e transtornos referentes à saúde emocional e mental, consideradas por muitos um tabu.

De acordo com a psicóloga Daniely Moura, em 2020, o número de suicídio e quadros depressivos aumentaram expressivamente. “A pandemia trouxe ao sujeito diversas incertezas, medos, conflitos e perdas e esses sentimentos não trabalhados, acarretaram em quadros depressivos e de ansiedade”, explicou a psicóloga, que também é coordenadora do CAPS.

A partir da próxima semana, as ações serão destinadas a atender públicos distintos, como usuários do CAPS, com orientações e palestras; população em geral, com a entrega de panfletos e pontos com oficina e acolhimento na Praça da Conceição; e com as equipes das unidades de saúde de Belo Jardim. “Durante a última semana de janeiro, vamos levar o ponto de acolhimento para os profissionais da saúde, tão sobrecarregados diante dessa pandemia”, afirmou Daniely.

O CAPS é um centro especializado em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental médio e grave. A unidade oferece atendimento interdisciplinar através de uma equipe multiprofissional formada por médico, assistente social, psicólogo, educador físico, pedagogo e outros especialistas.

Entre as muitas propostas do centro, estão: implementar uma horta para ser cultivada pelo grupo e oferecer atividades ministradas por uma artesã, que servirão para a produção de artesanatos que podem gerar renda pessoal para os pacientes. Além dessas, a implantação do Disk Acolhendo a Dor. “Será um canal permanente que oferecerá acolhimento via WhatsApp, sobretudo para as pessoas que pensam em causar mal a si mesmas, como um possível suicídio”, enfatizou a psicóloga.

Atualmente, o CAPS de Belo Jardim atende a 594 pacientes cadastrados com acompanhamento, tratamento e disponibilização de medicamentos.

Assessoria de Imprensa e Comunicação – PMBJ (AscomBJ) comunicacaopmbj@belojardim.pe.gov.br (81) 9.9812-0811 / (81) 9.8992-0656

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.