Circuito Cepe de Cultura volta ao formato presencial e anuncia dez eventos em todas as regiões do Estado

Circuito Cepe de Cultura volta ao formato presencial e anuncia dez eventos em todas as regiões do Estado

Depois de uma suspensão de três anos, quando migrou para o ambiente virtual por causa da pandemia de covid-19, o Circuito Cepe de Cultura volta a acontecer em seu formato presencial. De julho a dezembro, ele acontecerá em todas as regiões do Estado, oferecendo um calendário de dez eventos que tem como proposta integrar a literatura com as mais variadas expressões artísticas. Entre algumas novidades, o circuito trará a primeira edição nordestina da Miolos (uma das mais tradicionais feiras de publicações independentes do Brasil), a realização da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) em ambiente aberto, no Bairro do Recife, e a inclusão de novos municípios, entre eles Gravatá, que receberá, em agosto,  a V Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste). 

O Circuito Cepe de Cultura também chegará a Afogados da Ingazeira (setembro, com a II Feira da Poesia do Pajeú), Cabo de Santo Agostinho (outubro, com a I Feira Literária do Cabo de Santo Agostinho – Flicabo), Olinda (Miolos Nordeste), Arcoverde (outubro, com a IV Feira Literária do Sertão – Felis), Goiana (novembro, com a II Feira Literária de Goiana – Fligo), tendo ainda Recife com a VI Fenelivro (setembro) e a IV Feira da Literatura Infantojuvenil (Flitin, em dezembro). “Além de mantermos uma programação literária integrada às demais linguagens, estamos fortalecendo nas grades a presença de representantes locais.  Dessa forma, com os convidados de fora, contribuímos para o intercâmbio e diálogo entre artistas, escritores, profissionais da cadeia produtiva do livro e o público em geral”, assegura Jamille Barbosa, gerente editorial da Fundação Gilberto Freyre e curadora do circuito. 

Taquaritinga do Norte – Além de feiras próprias, o Circuito Cepe também firma parcerias culturais reforçando eventos importantes, como o 30º Festival de Inverno de Garanhuns e o Festival Café Cultural de Taquaritinga do Norte, que em sua terceira edição ganha um polo literário com programação da Companhia Editora de Pernambuco. O Festival, que integra gastronomia e arte, acontecerá de quinta-feira (07) a domingo (10) próximos, na Praça Padre Otto Sailer, centro da cidade. “Convidamos a Cepe para fazer parte do nosso festival porque acreditamos que sua presença fortalece e agrega muito”, assegurou o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Léo Lima,  coordenador do evento. 

Toda a programação do estande da Cepe no festival de Taquaritinga do Norte é gratuita. Um dos destaques será o lançamento do livro Yes, nós temos Coca-Cola: A fartura dos Estados Unidos e a guerra contra a fome no Nordeste, no sábado, às 16h.  Escrito pelo  gastrônomo, escritor e Doutor em História Social pela USP, Frederico Toscano, o livro é resultado de  uma extensa pesquisa que tem como recorte o período de 1930 a 1964. Traz uma  narrativa histórica da cultura alimentar na região, em especial, no Recife, particularmente quando a cidade serviu de base naval dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial sendo sede da 4ª Frota, na década de 1940. Americanismo, fartura, carestia e escassez de alimentos – efeitos da guerra ou resultado de especulação praticada por comerciantes – são detalhadas nas 552 páginas da publicação. Em Taquaritinga, Frederico Toscano conversará com a jornalista Vanessa Lins. 

Também para o Festival Cultural de Taquaritinga do Norte, a Cepe preparou uma programação focada nos professores e alunos da rede municipal de ensino. Oficinas, concurso de redação e apresentações culturais foram organizadas em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura. “Esse será um importante momento de contato de professores e alunos com o mundo literário. Acredito que o ganho será significativo porque será a primeira vez que eles entrarão em contato com a produção de uma grande editora como a Cepe”, destacou o poeta e  diretor cultural de Taquaritinga do Norte, Roberto Celestino.

Acompanhe abaixo a programação do Polo Literário:

Dia 7 de julho,  quinta-feira

14h – Oficina Degustação literária, com Érica Montenegro

17h – Premiação dos alunos vencedores do concurso de redação 

19h – Sarau Estudantil 

Apresentação cultural de alunos das escolas municipais de Taquaritinga do Norte

21h – Espetáculo: A Sambada de Simão nas Terras de São Saruê, com Adiel Luna e seu grupo Mamulengo Flor Mimosa

22h – Show musical com a Banda Nível 5

Dia 8 de julho, sexta-feira

16h – Contação de histórias

A menina que engoliu um céu estrelado (CEPE, 2020), de Gael Rodrigues, com Tapete Voador.

17h – Atração infantil 

O Matuto, com Rapha Santacruz

19h – Sarau estudantil 

Apresentação cultural de alunos das escolas municipais de Taquaritinga do Norte

20h – Show musical com As Severinas

Dia 9 de julho,  sábado

15h – Show com a Orquestra de Frevo Zezé Corrêa

16h – Lançamento literário 

Livro Yes, nós temos Coca-Cola: a fartura dos EUA e a guerra contra a fome no Nordeste, de Frederico Toscano. Conversa com a jornalista Vanessa Lins.

17h – Bate-papo

Saberes e sabores do café, com a jornalista e escritora Giuliana Bastos e Romoaldo de Souza, jornalista especializado em café. Mediação da jornalista Vanessa Lins.

18h – Lançamento literário 

Livro Maturidade Humana (Baruch, 2022), de Diogo Rogério. Apresentação do escritor  Roberto Celestino.

Assessoria de Imprensa da Cepe: (81) 3183-2770

Roziane Fernandes: (81) 9.9748-6072/ roziane.fernandes@cepe.com.br

Carolina Botelho: (81) 9.8666-5106/ carolina.botelho@cepe.com.brCleide Alves: (81) 9.9966-1916/ cleidealves@cepe.com.br
Jailson da Paz: (81) 9.8814–5423/jailson.paz@cepe.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.