Compesa divulga estratégia para os focos de folia no estado

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Compesa divulga estratégia para os focos de folia no estado

Companhia vem atuando para garantir o abastecimento de água durante o Carnaval

A Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa elaborou uma estratégia especial de abastecimento de água nas cidades que receberão as maiores concentrações de foliões e veranistas no estado durante o Carnaval. Além do reforço, a Companhia vem trabalhando de forma preventiva para garantir a plena operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Região Metropolitana do Recife e interior. As ações no Grande Recife, iniciadas em dezembro do ano passado, serão concluídas até oito de fevereiro com a vistoria de 44 quilômetros de redes de água e 104 ações de manutenção eletromecânicas nos sistemas de abastecimento. Para este ano, foi estabelecida uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco na manutenção de 37 hidrantes em bairros do Recife e Olinda com foco à segurança desses equipamentos durante os festejos.

Na RMR, o regime especial de distribuição de água foi iniciado em Olinda na semana pré-carnavalesca na última quinta-feira (1/02) se estenderá até a Quarta-Feira de Cinzas (14/02). Nesse período, o foco da folia em Olinda, receberá água durante 20 horas em média por dia e quatro horas sem, tempo necessário para o enchimento dos reservatórios para a retomada da distribuição de acordo com o cronograma estabelecido.


Estarão no regime de abastecimento especial de Olinda os bairros da Ribeira, Carmo, Varadouro, 13 de Maio, Prudente de Morais, Bertioga, Carmo, Alto da Sé, São Francisco, Santa Tereza, Umuarama, V8, Amaro Branco e Ilha do Maruim, cuja distribuição ocorrerá das 08h da manhã às 18h do mesmo dia. Já os bairros Monte, Amparo, Guadalupe, Bonsucesso e Barreira do Rosário, o atendimento será de 20h às 06h do dia seguinte.


Na capital pernambucana, no foco da folia, o Recife Antigo já tem abastecimento diário, mas durante os festejos, a distribuição de água será reforçada e monitorada para garantir o fornecimento sem intercorrência. Já o bairro de São José, onde é realizado o desfile do Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira, o abastecimento também será reforçado para que não falte água durante o trajeto da agremiação.


Em relação ao abastecimento do litoral Norte, o esquema de distribuição de água será reforçado através de carros-pipa, atendendo aos veranistas e residentes nos bairros de Pau Amarelo, Maria Farinha, Conceição, Janga, em Paulista, além de Itamaracá e Ponta de Pedras, em Goiana. Os carros-pipa poderão ser solicitados através da central de atendimento 0800 081 0195 ou diretamente na Loja de Atendimento de Itamaracá 3181-5099 e Pontas de Pedra pelo telefone 3412-9473.

Para garantir o abastecimento de água no litoral Sul, a Compesa está aumentando a vazão em 200 l/s no sistema de bombeamento de Ipojuca, reforçando o fornecimento de água para Porto de Galinhas e Muro Alto. Em Tamandaré, equipes estão trabalhando nos sistemas de Saltinho e Amaraji para trazer segurança hídrica ao município.


De acordo com o assessor da Diretoria Regional Metropolitana da Compesa, Robson Santos, 309 profissionais das equipes de produção, distribuição e manutenção da Companhia estarão de plantão durante todo período para garantir o pleno funcionamento dos sistemas de abastecimento na metropolitana. A Companhia vem trabalhando desde o ano passado nas manutenções preventivas e corretivas para trazer maior confiabilidade operacional das unidades que compõem os sistemas de abastecimento.


INTERIOR

A Compesa também tem investido em ações como manutenções corretivas, preventivas e vistorias nas redes adutoras e de distribuição, instalação de equipamentos e ajustes operacionais nas Estações de Tratamento de Água – ETAs no interior do Estado. Os oito sistemas que atendem aos municípios de Bezerros, Lagoa dos Gatos, Pesqueira, Nazaré da Mata, Tamandaré, Gravatá e Garanhuns estão no foco destas ações. Durante os festejos, 289 profissionais da Compesa estarão de plantão para atuar nas cidades com ou sem tradição carnavalesca.


Em Bezerros, a Compesa está atuando para ampliar a vazão ofertada em 40 litros por segundo durante os festejos, através dos sistemas de Jucazinho, Brejão e Araçá e atender aos 110 mil turistas que são aguardados no município. O carnaval dos Caiporas, em Pesqueira, receberá um incremento de vazão em 30 litros por segundo, da Adutora do Agreste.


Em Gravatá, haverá incremento da vazão ofertada em 80 litros por segundo com a instalação de conjuntos motobombas nas unidades do Sistema Amaraji. Os sistemas Jucazinho, Amaraji/Vertentes também passaram por manutenções e ao todo foram investidos R$ 180 mil para melhorias do abastecimento. Em Garanhuns, que recebe o Festival de Jazz no período carnavalesco estão sendo realizados investimentos nos sistemas Inhumas, Cajueiro e Mundaú para trazer segurança hídrica ao município.


ESGOTAMENTO SANITÁRIO


Para garantir que a folia transcorra sem que haja anormalidade na rede de esgotamento sanitário, o Programa Cidade Saneada, parceria da Compesa e BRK, vem realizando vistorias nas localidades onde há focos de animação durante o Carnaval. Bairros como Santo Amaro, Engenho do Meio, Recife Antigo, Santo Antônio, São José e Boa Vista no Recife, além do Amparo, Carmo, Bairro Novo, Varadouro e Guadalupe em Olinda já foram vistoriados.


Cerca de 50 equipes da BRK, totalizando 100 funcionários, estarão de plantão nos dias de Momo. Foram vistoriados 30 km de tubulações e cerca de 8 Km receberam ações de limpeza na rede e serviços de desobstrução. A previsão é vistoria um total de 52 km de tubulações do sistema nesses locais.

A Compesa informa que o atendimento às demandas durante os dias de Carnaval sempre ocorrerá em horários que não interfiram nas comemorações. O objetivo do trabalho de força tarefa é garantir que os foliões brinquem o Carnaval com mais tranquilidade e ajudem a Companhia realizando o descarte de resíduos de forma correta utilizando a rede de esgoto da forma correta.

Ainda na questão do esgotamento sanitário, serão disponibilizados dois caminhões para reforçar os serviços no município de Tamandaré.


USO RACIONAL DA ÁGUA

Com temperaturas elevadas e muitos turistas no estado, a Compesa reforça a importância da economia de água. O uso racional garante que a água disponibilizada possa ser usada por todos. Hábitos como tomar banhos curtos, juntar pratos e roupas para lavar de uma só vez e jamais usar mangueira para aguar plantas, lavar carros e calçadas fazem uma grande diferença na redução do consumo.

REFORÇO EM NÚMEROS – RMR E INTERIOR

284 km de redes de água vistoriadas
52 km de tubulações de esgoto inspecionadas
Cerca de 600 profissionais de plantão durante os festejos
37 hidrantes vistoriados (Recife e Olinda).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias

[GRÁTIS] 10 FORMAS DE GANHAR R$ 1.000 EM 7 DIAS

Baixe nosso ebook gratuitamente e comece a trilhar o caminho rumo ao seu sucesso financeiro!