Como a gratidão pode fortalecer a saúde mental

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Como a gratidão pode fortalecer a saúde mental

O mês voltado aos cuidados com a saúde mental – Janeiro Branco – está chegando ao fim, mas a atenção com a nossa mente deve durar o ano inteiro. Além disso, início de ano é tempo propício para revisar o que passou e traçar metas para o próximo ciclo. Mas é possível avaliar o que passou e seguir em frente sem, em alguma medida, sentir gratidão?  

Há alguns anos, a expressão do sentimento de gratidão teve um aumento expressivo nas redes sociais, colocando em questão se realmente se tinha ideia do que se estava falando. Muitos pesquisadores passaram a estudar os benefícios da gratidão nos últimos anos, notando como esse simples ato tem capacidade de mudar a vida das pessoas de modo significativo. Segundo psicólogos sociais, a gratidão está associada à percepção do que de bom nós fizemos por outras pessoas e do que elas fizeram de bom por nós. “O hábito de agradecer por ter tido um favor atendido ou recebido ajuda quando mais precisava, por exemplo, pode melhorar as nossas relações interpessoais, pois aumenta a compreensão dos atos dos outros, também auxilia no sentimento de pertencimento e vinculo afetivo”, diz o psicanalista Edson Almeida.

Já psicólogos da abordagem da psicologia positiva definem o ato de agradecer como uma forma de reconhecer a existência de coisas boas da vida. Agradecer é uma resposta emocional positiva às experiências. Segundo eles, agradecer pode acalmar a mente e tornar as pessoas mais felizes. “De acordo com a neurociência, sempre que agradecemos ou nos sentimos gratos por algo ou alguém aumenta no nosso cérebro os níveis de dopamina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar, hu mor e prazer”, complementa o psicanalista.

Confira algumas maneiras como a gratidão influencia positivamente a saúde mental:

1 – Combate emoções tóxicas

A gratidão causa emoções e sentimentos positivos. Experienciamos felicidade e satisfação assim que recebemos ou oferecemos a nossa gratidão a alguém ou alguma coisa. Agradecer ativa o sistema límbico, responsável por regular emoções. O hipocampo e a amígdala, as principais áreas de regulação de emoções, memória e funcionamento do corpo, sobretudo, funcionam melhor após uma série de agradecimentos sinceros. Logo, conseguimos obter um controle maior sobre o que sentimos.

2 – Afeta o cérebro positivamente

O Centro de Pesquisa da Mindfulness da Universidade da Califórnia descobriu que a gratidão modifica as estruturas neurais do cérebro. O resultado dessas mudanças é simples: sentimos mais felicidade e contentamento ao longo dos dias. A gratidão ativa o sistema de recompensas do cérebro de um modo saudável. Dessa forma, mudamos o jeito como vemos o mundo e a nós mesmos. Apreciar as coisas boas da vida com regularidade estimula a produção de hormônios “bons”, os quais trabalham para regular o sistema imunológico.

3 – Melhora na educação emocional

O agradecimento quando sincero e plausível auxilia também no acolhimento de pensamentos e emoções difíceis e conflitantes, mas, que são plenamente humanas. Quando conseguimos distinguir experiências que merecem nosso agradecimento, de outras que não o merecem, passamos a um nível mais elevado de percepção das emoções e da gestão destas. A gratidão assertiva e nos leva uma uma vida mais verdadeira e autêntica.

4 – Ajuda a construir a felicidade

A felicidade, para a Psicanálise e para a Filosofia clássica, é um momento muito específico que vale por si mesmo, nesse sentido a felicidade se dá exatamente no instante que desejamos que alguma experiência, momento, presença perdure mais um pouco, se eternize. Nesse sentido, quando você percebeu que foi feliz e consegue ser grata/o por isso e, ao mesmo tempo conseguir avaliar quais experiências, lugares e pessoas produzem em você tal sensação, você pode, reflexivamente, buscar estar mais nestes lugares, com estas pessoas e vivendo estas experiências. E a gratidão ajuda nesta percepção.

5 – Melhora os relacionamentos

A apreciação pelos relacionamentos que surge com o agradecimento rotineiro faz com que as pessoas se sintam amadas e valorizadas. Elas se sentem mais conectadas com outros indivíduos ao reconhecerem a importância das relações que mantêm em suas vidas e do quanto as outras pessoas foram essenciais para se alcançar certos objetivos, inclusive pela própria sobrevivência. Dessa forma, a gratidão melhora a qualidade de nossos vínculos afetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias

[GRÁTIS] 10 FORMAS DE GANHAR R$ 1.000 EM 7 DIAS

Baixe nosso ebook gratuitamente e comece a trilhar o caminho rumo ao seu sucesso financeiro!