Curso online ‘Por Direito à Literatura Afro-Brasileira’ é realizado a partir de 11 de março, em Caruaru

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Curso online 'Por Direito à Literatura Afro-Brasileira' é realizado a partir de 11 de março, em Caruaru

Iniciativa para divulgar autores negros é do coletivo ‘A Literatura Também Tem Pele Preta’.

O coletivo “A Literatura Também Tem Pele Preta” vai realizar o curso online ” Por Direito à Literatura Afro-Brasileira: Ancestralidade e Contemporaneidade de Autores/as Negros/as” em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A iniciativa vai acontecer nos dias 11, 17 e 25 de março e tem como objetivo divulgar autores negros.

“Os escritores e escritoras negros foram silenciados na história do Brasil ou foram embranquecidos para serem aceitos na cultura brasileira”, disse Fael Bezerra, idealizador do Coletivo. Durante três encontros, a formação discutirá as características da literatura afro-brasileira e os principais autores e autoras, desde os precursores aos nomes atuais.

O primeiro encontro do curso, “Maria Firmina dos Reis – 200 anos de uma precursora”, será facilitado pelo pesquisador e escritor Eduardo Assis Duarte. Ele é professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do Literafro – portal da literatura afro-brasileira.

Literatura afro-brasileira infantil será o tema do segundo encontro, que tem como convidada a escritora e ativista Inaldete Pinheiro, uma das fundadoras do Movimento Negro em Pernambuco. O último momento do curso será “Flor afiada – o sopro da literatura oral e as raízes da escrita nos saraus, slans e nos sistemas carcerários”. Este encontro terá a presença dos multiartistas Akins Kintê e Urbano Leafa. Akins Kintê é paulistano, escritor, cineasta e educador. Urbano Leafa é escritor, cineasta produtor cultural e idealizador do Slam Caruaru.

As aulas acontecerão das 19h às 21h, através do google meet. As inscrições seguem abertas até a terça-feira (8), por meio de um formulário online. Mais informações podem ser obtidas pelos número (81) 99663-0706 ou (81) 99353-0215.

G1 Caruaru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias

[GRÁTIS] 10 FORMAS DE GANHAR R$ 1.000 EM 7 DIAS

Baixe nosso ebook gratuitamente e comece a trilhar o caminho rumo ao seu sucesso financeiro!