DIA NACIONAL DO FREVO: entenda como surgiu a data em homenagem a dança e cultura pernambucana

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
DIA NACIONAL DO FREVO: entenda como surgiu a data em homenagem a dança e cultura pernambucana

Ritmo é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Nesta terça-feira (14) comemora-se o dia de um ritmo pernambucano raiz, nascido entre o final do século XIX e o início do século XX. O Dia Nacional do Frevo celebra os passos e canções que uma dança que possui imensa importância para a cultura.

O aclamado ritmo pernambucano, no entanto, é comemorado em duas datas diferentes durante o ano: no dia 9 de fevereiro (após o nome ser citado pela primeira vez em um veículo de comunicação), e 14 de setembro (data escolhida em homenagem ao nascimento do jornalista Osvaldo Almeida, responsável por formalizar o batismo do Frevo na mídia).

Batizada de “Frevo” em referência à rapidez no movimento dos pés e corpo do passista, como se o chão estivesse “fervendo”, a dança envolve todos que a conhecem com as suas melodias – originalmente sem letras.

Dividido em três: frevo-canção; frevo-de-rua e frevo-de-bloco, o ritmo foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2012. A manifestação cultural é também responsável por caracterizar o Carnaval de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias

[GRÁTIS] 10 FORMAS DE GANHAR R$ 1.000 EM 7 DIAS

Baixe nosso ebook gratuitamente e comece a trilhar o caminho rumo ao seu sucesso financeiro!