Escola Sesc de Portas Abertas leva vivências pedagógicas para novas famílias

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Escola Sesc de Portas Abertas leva vivências pedagógicas para novas famílias

Evento acontece nas cidades de Arcoverde, Belo Jardim, Buíque, Caruaru e Surubim. Na programação, palestras, oficinas, tour pelas unidades, entre outras atividades

Com o objetivo de apresentar a proposta pedagógica desenvolvida na Rede de Escolas do Sesc em Pernambuco, neste domingo (08/10), das 9h às 12h, as unidades de Arcoverde, no Sertão, Belo Jardim, Buíque, Caruaru e Surubim, no Agreste, vão realizar o “Escola Sesc de Portas Abertas”. A ação, que é gratuita, vai receber crianças e seus pais ou responsáveis interessados em conhecer as escolas para experienciar atividades e vivenciar toda as metodologias de trabalho da rede.

Com o tema “Sesc. Um lugar para crescer”, a programação contará com oficinas, exposições de trabalhos, contação de histórias, palestras, entre outras atividades gratuitas. “Acreditamos em uma educação de qualidade, integrativa e acessível para todos, com uma abordagem pedagógica sociointeracionista, que estimula o protagonismo individual e coletivo”, explica Emanuely Arco Íris, coordenadora da Rede de Escolas do Sesc Pernambuco.

Em Arcoverde, as atividades serão no Centro Educacional Maria Vitória Lima dos Santos. Lá, os convidados vão ser inseridos no Circuito TEC, em que vão vivenciar experiências tecnológicas educativas, que têm como objetivo o aprendizado na prática. Também vão conhecer o Sesc Ciência, um espaço dedicado aos estudos científicos que englobam a Matemática, Física, Química e Biologia. Terão a oportunidade de participar de oficinas artísticas, contações de histórias e de atividades recreativas e esportivas.

No Sesc Ler Belo Jardim, após a acolhida feita pelos alunos da Escola Sesc ao público convidado, a apresentação da metodologia de ensino e o passeio pela unidade, se iniciam as atividades interativas. Na Sala de Tecnologias Digitais, as crianças visitantes e seus responsáveis participam de uma oficina maker, em que são incentivados a usar a imaginação para criar objetos, e de jogos online. Também serão desafiados em jogos matemáticos e esportivos. No quesito lazer, o Sesc vai oferecer diversão em brinquedos infláveis e brincadeiras no toboágua e em jogos molhados (para isso, o Sesc orienta que as crianças levem uma roupa avulsa para se trocarem após essa dinâmica).

Em Buíque, as ações no Sesc Ler se iniciam com uma representação dos alunos da Escola Sesc, dando as boas-vindas às famílias convidadas. A partir daí, em um sistema de rotação por estações, o grupo passa pelo laboratório de tecnologias da unidade, onde participa da atividade “Robótica com sucata: criando e se divertindo”, e segue para o hall, local de uma dinâmica de som e música, para movimentar o corpo. Em seguida, tem circuitos e jogos populares, para que conheçam os métodos da Educação Física da escola, e retornam ao hall para uma aula interativa de inglês. De volta à área verde, tem atividade lúdica, com histórias cantadas e, no hall, uma apresentação do projeto didático, com o tema “Vale do Catimbau”.

Caruaru recepciona as famílias no Centro Educacional Sesc, que foi inaugurado em 2022. Após a apresentação da proposta pedagógica da escola e de um tour pela unidade, onde vão conhecer as salas de aula e os laboratórios, têm início as atividades interacionais, como ações esportivas no campo society, recreativas com jogos gigantes e participam de oficinas de robótica e de artes visuais. Ao final, assistem à apresentação do grupo Suíte de Barro, formado por alunos do Centro Educacional Sesc, que teve destaque no último Congresso Internacional Tecnologia da Educação, realizado no mês de setembro. E para concluir as ações, o Sesc promove uma degustação de lanches produzidos na cantina saudável.

Assim como as demais unidades educacionais do Sesc, a equipe de Surubim inicia as ações com a acolhida e a apresentação da unidade ao público. As atividades seguem nos espaços da unidade educacional para experimentações. Os locais são a horta e as salas de cultura e de informática. Nas salas de aula, os convidados participam de atividades recreativas, como jogos de mesa, dominó, dama e UNO. Em seguida, nas áreas de lazer do Sesc Ler, acontecem outras ações de recreação, com brinquedos infláveis, pintura facial e pintura livre, oficina de brinquedo reciclado, jogos gigantes e contação de histórias.

O calendário de matrículas para alunos novatos iniciou no dia 02 de outubro tendo como público prioritário os dependentes de comerciários até o dia 20 de outubro; o processo reabre no dia 26 de outubro para o público geral, conforme disponibilidade de vagas. Os comerciários com credencial do Sesc em dia e portadores do cartão do empresário (titular e dependente) têm condições especiais de pagamento. Para mais informações sobre a Rede de Escolas do Sesc, acesse www.educasesc.com.br.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://digital.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Sesc de Portas Abertas

Data: domingo, 8 de outubro

Horário: das 9h às 12h

Arcoverde

Centro Educacional Maria Vitória Lima dos Santos

Rua Capitulino Feitosa, s/n, Centro

Informações: (87) 3821-0864 e (87) 99151-5961 (Whatsapp)

Belo Jardim

Escola do Sesc Ler

Av. Pedro Leite Cavalcanti, s/n, Cohab II

Informações: (81) 3726-1576 ou (81) 99169-3242 (Whatsapp)

Buíque

Escola do Sesc Ler

Rua Projetada, s/n, Frei Damião

Informações: (87) 3855-2230 ou (87) 99151-6778 (Whatsapp)

Caruaru

Centro Educacional Sesc

Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis

Informações: (81) 3721-3967 ou (81) 99168-2355 (Whatsapp)

Surubim

Escola do Sesc Ler

Rua Frei Ibiapina, s/n, São José

Informações: (81) 3634-5280 ou (81) 99168-8379 (Whatsapp)

Foto: Sol Pulquério

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias