FREVO E MATERNIDADE: um ensaio fotográfico em Belo Jardim celebra a cultura Pernambucana

No Agreste de Pernambuco, onde a cultura pulsa em ritmo acelerado e as cores vibram no compasso da tradição, um ensaio fotográfico inovador está chamando a atenção: gestantes celebrando a vida inspiradas no Carnaval,.
A fotógrafa Anynha Portilla, como é conhecida em sua cidade natal, Belo Jardim, vem há cinco anos transformando memórias em arte e agora decidiu unir a maternidade à efervescência do Carnaval pernambucano. O ensaio contou com três gestantes fantasiadas de Sereia, Rainha das Flores e Passista de Frevo, uma forma criativa de homenagear uma das tradições mais aguardadas do estado e ainda eternizar o momento mais importante na vida de uma mãe.
Com sombrinha na mão, cores vibrantes e uma energia contagiante, a futura mamãe incorporou a essência do frevo em uma representação poderosa da cultura local. “O frevo é resistência, movimento, alegria e identidade pernambucana. E a maternidade tem muito disso também: uma força que pulsa, que transforma e que traz renovação”, explica Anynha.
LEIA TAMBÉM: Festival Confraria Sonora inicia 2025 com oficinas culturais e promete agitar Belo Jardim no pré-Carnaval
Além da homenagem à cultura pernambucana, o ensaio também destaca a criatividade como um elemento essencial na fotografia de gestantes. Fugindo dos tradicionais cenários bastante utilizados nesse tipo de ensaio, a proposta coloca as futuras mães como protagonistas de uma história viva, em que tradição, criatividade e modernidade se encontram para criar imagens inesquecíveis.

Esse projeto não apenas exalta o Carnaval como patrimônio imaterial da humanidade, mas também reafirma a importância de olhar para nossas raízes e valorizá-las em diferentes expressões artísticas. Com uma abordagem sensível, mas ainda alegre e inovadora, o ensaio transforma cada clique em um convite para celebrar a identidade pernambucana. O ensaio já está disponível nas redes sociais do Estúdio Closer e promete emocionar quem vê.