Governadora Raquel Lyra entrega mais de R$ 10,4 milhões em obras e serviços em Buíque com inauguração de creche e Centro de Referência da Mulher

Governadora Raquel Lyra entrega mais de R$ 10,4 milhões em obras e serviços em Buíque com inauguração de creche e Centro de Referência da Mulher

Também foram entregues dessalinizadores e autorizada a pavimentação de 18 vias urbanas do município localizado no Agreste Meridional

A governadora Raquel Lyra entregou neste sábado (27), em Buíque, no Agreste Meridional, obras e serviços que somam mais de R$ 10,4 milhões em investimentos no município. A agenda incluiu a entrega de um novo Centro de Educação Infantil (creche) com vagas para mais de 300 crianças, a inauguração do Centro de Referência da Mulher, a entrega de 11 dessalinizadores para comunidades rurais e a assinatura de autorização de licitação para pavimentação de 18 vias urbanas.

Vir aqui inaugurar uma creche, para mim, é como se a gente estivesse inaugurando 350 vidas. Quem é mãe, como eu, sabe a diferença que é ter um filho na escola. Igual a essa, nós vamos entregar 250 em Pernambuco. Isso é começo para que possamos garantir às nossas crianças o direito de aprender desde cedo, e à mãe o de sair para trabalhar. Não vamos desistir do sonho de fazer Buíque crescer e nenhum filho daqui precisar ir para outro lugar para ser feliz“, afirmou Raquel Lyra.

O prefeito Túlio Monteiro celebrou as entregas. “A gente, enquanto gestor, é muito feliz, assim como o povo buiquense. São intervenções que mostram a verdadeira política pública, que é feita com respeito, com honestidade e com coração, que vai realmente chegar a quem está na ponta, a quem está precisando”, comentou. 

O novo Centro de Educação Infantil Blésman Modesto de Albuquerque, com investimento superior a R$ 6,1 milhões, conta com 10 salas de aula (duas para berçário, três para maternal e cinco para pré-escola), e capacidade para atender até 324 crianças. A entrega integra o Programa Juntos pela Educação, viabilizada por meio de parceria entre as secretarias de Educação, Projetos Especiais (Sepe) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou o objetivo da entrega. “Cuidar da primeira infância, porque é através dela, da educação, da alfabetização na idade certa, que a gente consegue que os meninos avancem.” Maria Aparecida Dionísio, mãe de Sabryna e Safira, será uma das beneficiadas. “Essa creche é maravilhosa para nós. Agora poderei colocar a minha filha em tempo integral para estudar e eu terei oportunidade de trabalhar”, revelou.

Presente na solenidade, o deputado federal Fernando Monteiro também se pronunciou. “O dia de hoje é histórico. Só sabe a importância de ter uma creche, as mães e pais que mais precisam.” O deputado estadual Jarbas Filho completou: “Essa entrega traz tranquilidade e conforto para as famílias, porque as crianças vão estar tendo o que há de melhor na educação.”

CRM — O Centro de Referência da Mulher (CRM) de Buíque também foi inaugurado. O equipamento passa a integrar a rede estadual de enfrentamento à violência contra as mulheres, oferecendo acolhimento, acompanhamento psicológico e social e orientação jurídica. O investimento foi de R$ 305 mil. A inauguração integra a maior expansão da rede estadual já realizada em Pernambuco, que amplia de 30 para 61 o número de Centros de Referência da Mulher no Estado.

DESSALINIZADORES — O município também foi beneficiado com 10 novos sistemas de dessalinização instalados nas zonas rurais. Com o investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, o equipamento irá beneficiar mais de 3.500 moradores. “Essa é uma das ações mais importantes, porque ela privilegia pessoas que nunca foram contempladas, e a gestão tomou a firme decisão de promover o abastecimento dessas comunidades“, afirmou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

Maria Elma Ramalho, moradora do Sítio do Riachão, agradeceu a intervenção. “Estamos muito felizes com esta entrega. Água é vida e agora está chegando pura e cristalina para benefício de mais de trezentas casas. Só sabe o tamanho desse benefício quem já sofreu por falta d’água.” As localidades contempladas são: Sítio Riachão, Sítio Ouricuri, Sítio Pereiros, Sítio Kágados, Sítio Lajes, Sítio Cafundó, Sítio Morro Vermelho, Sítio Xerém, Povoado Amaro e Sítio Logradouro.

Além disso, foram autorizados as licitações para obras de infraestrutura viária no município, coordenadas pela Cehab, com investimento total estimado em R$ 4,7 milhões. O primeiro lote prevê capeamento asfáltico e sinalização em 11 vias urbanas, abrangendo 2.909,50 metros. O segundo lote contempla pavimentação em pedra granítica, drenagem, calçadas e sinalização em outras sete ruas, com extensão de 1.533,70 metros.

Integraram a cerimônia o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, o deputado estadual Kaio Maniçoba e o diretor de obras da Cehab, Samuel Azevedo. Também estiveram presentes os prefeitos Marcelo de Alberto (Inajá); Professor Ronaldo (Tupanatinga); Pedro Pilota (Itaíba); Júnior de Audálio (Manari); e Elton Martins (Águas Belas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial