Instituto Conceição Moura realizará 9ª entrega do projeto “Direito ao Brincar”, beneficiando mais de 300 pessoas no bairro de Vila Nova, em Belo Jardim

Instituto Conceição Moura realizará 9ª entrega do projeto “Direito ao Brincar”, beneficiando mais de 300 pessoas no bairro de Vila Nova, em Belo Jardim

O Instituto Conceição Moura avança em sua missão de garantir o direito ao brincar para crianças na primeira infância, com a nona entrega do projeto “Direito ao Brincar: Brinquedotecas Vivas”, nesta quarta-feira (08/10), às 14h. Desta vez, a comunidade da Escola Municipal João Marques da Silva, localizada no bairro Vila Nova, será a beneficiada. A iniciativa impactará diretamente 309 pessoas, entre crianças, familiares e educadores.

Desde 2021, o projeto tem instalado brinquedotecas em instituições escolares municipais, promovendo espaços lúdicos que estimulam o desenvolvimento integral das crianças de 0 a seis anos. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Tecnologia de Belo Jardim, o Grupo Moura e o COMDICA, já foram entregues oito brinquedotecas vivas, transformando realidades locais e potencializando o aprendizado por meio do brincar.

O espaço da brinquedoteca é uma forma concreta de garantir às crianças o direito de brincar, imaginar e criar. É um investimento no futuro delas, fortalecendo a cidadania e o desenvolvimento integral desde os primeiros anos de vida. Sonhar junto transforma, e é isso que buscamos promover em cada comunidade atendida pelo projeto”, afirma a coordenadora executiva do Instituto Conceição Moura, Lorena Tenório.

Um dos diferenciais do projeto está na mobilização de voluntários do Grupo Moura, que confeccionam os brinquedos, a exemplo de escorregadores e balanços, diretamente nas oficinas da fábrica, com o apoio das equipes de manutenção voluntárias. A logística de transporte é garantida pela Transportadora Bitury, que distribui os brinquedos às escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs). 

Além dos equipamentos, as instituições recebem um acervo inicial de brinquedos e materiais educativos, mobiliário adequado e a pintura lúdica dos espaços, criando ambientes acolhedores e inspiradores.

Ao mesmo tempo em que valoriza o brincar como direito fundamental da criança, o projeto contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Está diretamente alinhado ao ODS 4 (Educação de Qualidade), ao promover ambientes de aprendizagem inclusivos e eficazes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *