Na tarde de sábado (20), oito mulheres artistas residentes em Belo Jardim realizaram uma performance coletiva de artes integradas nas ruas da cidade para exibir estratégias construídas no projeto Juntas. O grupo é financiado pela Lei Aldir Blanc e foi criado para pesquisar e construir estratégias das artes integradas de forma online.
A apresentação é fruto dos encontros realizados pelas artistas desde o dia 4 de janeiro e após editado, o material será divulgado no YouTube no dia 8 de março, juntamente com um documentário sobre os encontros.
A data escolhida não poderia ser outra, visto que é o Dia Internacional das Mulheres. Durante todo o processo de pesquisa, as artistas promoveram discussões sobre a representatividade da mulher no campo das artes e construíram estratégias para a resistência do trabalho artístico feminino no interior do Estado.
Maéve Oliveira, Bianca Quaresma, Tiffany dos Santos, Marília Azevedo, Eduarda Lacerda, Cíntia Souza, Thayná Nascimento e Thalyta Monteiro são as artistas pesquisadoras do Projeto Juntas. As linguagens representadas por essas mulheres são: teatro, dança, música e artes visuais.