Meta apresenta nova função de IA para edição automática de fotos no Facebook
Substituição de filtros manuais por inteligência artificial divide opiniões e reacende debate sobre uso de dados pessoais
A Meta começou a liberar nos Estados Unidos e no Canadá uma nova ferramenta de inteligência artificial no Facebook que edita automaticamente fotos feitas com o celular. O recurso analisa as imagens e sugere ajustes de cor, enquadramento e iluminação, com o objetivo de estimular o compartilhamento no feed e nos Stories.
Segundo a empresa informou ao portal CNet, a função estava em fase de testes desde o verão no hemisfério norte e deve ser expandida gradualmente para outros países nos próximos meses.
Apesar do apelo de praticidade, o recurso volta a colocar a privacidade dos usuários em pauta. Isso porque, conforme explicou a Meta, as imagens processadas pela ferramenta podem ser usadas para treinar seus modelos de IA, mas apenas em casos específicos.
De acordo com um comunicado enviado ao site The Verge, apenas as fotos que forem editadas ou publicadas após o uso da ferramenta poderão ser incluídas no banco de dados da empresa. “As imagens enviadas apenas para receber sugestões automáticas não são usadas para aprimorar nossos sistemas”, esclareceu uma porta-voz.
O uso da função é opcional. O usuário precisa ativar o recurso nas configurações do aplicativo e pode desativá-lo a qualquer momento. Até o momento, não há previsão de lançamento da novidade para a União Europeia nem para outros países fora da América do Norte.
Fique por dentro das novidades sobre tecnologia clicando AQUI

