O município de Capoeiras amanheceu de luto. Na manhã desta segunda-feira 08/01/2023, faleceu no Hospital Municipal de Capoeiras, o Mestre Livino do Reisado da Maniçoba; ele completaria 90 anos no próximo dia 24 de janeiro. Ele estava internado há vários dias tratando de problemas de saúde decorrentes da idade.
Expoente e defensor da cultura popular, mais especificamente o reisado, ele comandou o Reisado da Maniçoba, folguedo no qual atuou como Mestre por cerca de 50 anos. Com o Reisado da Maniçoba, se apresentou na TV, no Festival de Inverno de Garanhuns, no SESC, em vários encontros de reisado, muitas vezes nas festas de São José e festas juninas em Capoeiras, além de apresentações em várias cidades da região.
Manoel Livino deixa o legado de ter passado às novas gerações a tradição do festejo que lembra os três Reis Magos, celebrados pela igreja católica no dia 06 de janeiro. Ele ajudou a criar o grupo de Reisado da Escola do Povoado.
O corpo esta sendo velado na residência da família, no Povoado Maniçoba, zona rural do município de Capoeiras, de onde seguirá em cortejo para sepultamento nesta terça-feira (09), às 09h.
No mês de agosto de 2012, Mestre Livino foi homenageado com um Certificado de Honra ao Mérito, durante o Festival de Inverno de Garanhuns; naquela ocasião numa postagem aqui no blog deixamos para reflexão dos leitores a seguinte observação:
Ao escrever esta postagem me perguntei: Por que será que muitas vezes não damos valor a nós mesmos? É preciso que pessoas de fora o façam. Mestre Livino, sim, tem serviços prestados a nossa cultura, ao nosso povo. No entanto, Capoeiras talvez nunca o tenha enxergado como deveria, assim com faz com tantos outros filhos seus. Em Capoeiras quando é pensado em se homenagear alguém, serve qualquer um que não seja daqui e não tenha feito nada por merecer a honraria. Um povo sem raízes estagna, não cresce nunca.