Morre o ator e diretor da Paixão de Cristo Carlos Reis, aos 84 anos, no Recife

Morre o ator e diretor da Paixão de Cristo Carlos Reis, aos 84 anos, no Recife

Morreu na noite desta quarta-feira (16), no Recife, o diretor de teatro, ator e escritor Carlos Reis, de 84 anos. Ele passava por tratamento de leucemia havia oito anos e estava sob cuidados médicos em casa.

Até 2019, Reis dirigiu o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano. A peça não foi realizada nos últimos dois anos por causa da pandemia.

Segundo a família, o enterro foi marcado para a tarde de quinta-feira (17), no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife, com velório na parte da manhã.

Ao longo da carreira, Reis atuou como ator e ficou famoso ao interpretar Jesus Cristo, durante nove anos, em Fazenda Nova. Nas últimas duas décadas, foi responsável pela direção do espetáculo.

Carlos Reis interpretou Jesus no espetáculo da Paixão de Cristo de Fazenda Nova, no Agreste de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

A relação de Reis com a Paixão de Cristo começou nos anos 60 do século passado, quando a peça era encenada nas ruas do distrito. Durante vários anos, ele ficou sem participar do espetáculo.

Em 1997, após a reformulação da Paixão de Nova Jerusalém, ele voltou a Fazenda Nova para comandar a peça. Detalhista, escreveu um livro sobre a experiência de fazer o personagem principal.

Na jornada da Paixão, Carlos Reis chegou a acumular as funções e ator e diretor. Com texto decorado, substituiu faltosos e fez o papel de vários personagens.

Carlos Reis também escreveu livros e atuou em pesquisas científicas. Foi professor universitário e pesquisador por mais de 30 anos.

Atuou nas áreas de agrometeorologia e climatologia. Após três anos de estudo, publicou um livro sobre a história do Instituto Agronômico de Pernambuco.

Carlos Reis (esquerda) e Lúcio Lombardi, diretores da Paixão de Cristo, em foto de 2016 — Foto: Luna Markman/G1

G1 Caruaru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.