Ortopedia Regenerativa: saiba como os tratamentos não invasivos estão revolucionando a maneira de tratar lesões ortopédicas

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Ortopedia Regenerativa: saiba como os tratamentos não invasivos estão revolucionando a maneira de tratar lesões ortopédica

O Intensiva Day Hospital, em Caruaru, é o primeiro do interior de Pernambuco a oferecer o serviço de Medicina Regenerativa

A medicina regenerativa é uma área inovadora e promissora que visa transformar a evolução habitual das doenças e lesões, permitindo que o corpo humano se cure e regenere por si mesmo. Com foco na reparação e regeneração de tecidos danificados é uma abordagem que tem o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

As células-tronco vêm sendo estudadas desde o fim do século passado devido à sua capacidade de recompor tecidos danificados, elas podem formar mais de 200 células diferentes do nosso corpo, habilidade que pode ser definitiva para o tratamento de uma série de doenças, dentre elas as ortopédicas, devido ao seu poder de regenerar a cartilagem articular degenerada, lesões em ligamentos e cicatrização. As doenças ortopédicas e lesões musculoesqueléticas – que englobam lesões em ossos, menisco, cartilagens, ligamentos e tendões – são bastante dolorosas aos pacientes, algumas delas possuem poucos tratamentos realmente eficazes, todavia, os estudos envolvendo as células-tronco têm se mostrado promissores nesses casos.

O principal foco da Medicina Regenerativa é regenerar articulações. “Nós realizamos o procedimento utilizando estímulos do próprio corpo, como os enxertos de medula óssea e de gordura do próprio paciente”, explica o médico ortopedista Daniel Soares, que é coordenador da Medicina Regenerativa do Intensiva Day Hospital e membro titular da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). O hospital localizado em Caruaru é o primeiro do interior de Pernambuco a dispor do serviço e executar diversos procedimentos nesta área, principalmente, em pacientes ortopédicos. 

A Medicina Regenerativa oferece uma série de vantagens no tratamento tanto de atletas de alta performance quanto em qualquer indivíduo com problema articular, independente do grau da lesão. A técnica aumenta a cicatrização na região aplicada, diminuindo o tempo de recuperação e melhorando a qualidade tecidual da articulação lesionada. É importante ressaltar que, em alguns casos, a cirurgia ortopédica tradicional já não encontra recursos para resolver o problema do paciente, o que, em casos de atletas de alta performance, pode significar a aposentadoria precoce.

Contamos com tecnologia avançada e protocolos de segurança rigorosos. Aqui todos os procedimentos são realizados por especialistas e, dependendo do caso, sob sedação supervisionada pela equipe de anestesistas”, disse o diretor-médico do Intensiva Day, Luciano Ferreira.

O Intensiva Day Hospital funciona na avenida Adjar da Silva Casé, 800, no bairro Indianópolis, no primeiro andar do Caruaru Shopping, ao lado do Realiza Coworking. Outras informações: (81) 2011.4150.

Fotos: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias