PMC esteve presente na Vetor Brasil no primeiro programa Ubuntu

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
PMC esteve presente na Vetor Brasil no primeiro programa Ubuntu

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), fez parte da Vetor Brasil, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) suprapartidária e sem fins lucrativos. A gerente de Políticas de Saúde e Qualidade de Vida da SPM, Tamyres Silva, foi uma das selecionadas para o primeiro programa Ubuntu, que é um reconhecimento ao fortalecimento de lideranças negras no setor público.

Foram inscritas 385 pessoas de todo o Brasil, mas apenas 50 foram selecionadas. A imersão aconteceu no final de setembro, no Rio de Janeiro (RJ), e durou dois dias. A programação abarcou exposição de trabalhos, passeios históricos e culturais (incluindo locais onde os negros foram descarregados e vendidos no Brasil, para iniciar o processo de escravidão), espaços com troca de experiências com facilitadores, grupo de samba e danças e outros momentos importantes para o fechamento desse ciclo.

“Eu sou a representante de Caruaru, servidora pública e afrodescendente. É muito importante para a cidade e, para mim, uma grande vitória”, disse Tamyres, que também já foi coordenadora de Políticas para Mulheres Negras da SPM. “Foi um ano de desenvolvimento de competências e desafios, trilhados juntamente com outras lideranças negras do setor público. Acredito que somente com diversidade é possível construir políticas públicas eficientes para todos. ”

Tamyres afirmou que teve a oportunidade de observar o quanto os negros ainda são poucos nos espaços de decisão, mesmo sendo mais da metade da população brasileira. “Mas esse é o desafio, e grande é a responsabilidade de estar nesses espaços pautando essa luta antirracista, por meio da representatividade. Mais que representatividade, nós, pessoas negras, lutamos por proporcionalidade”, enfatizou a gerente.

O objetivo da imersão foi proporcionar um momento de troca de sinergias e partilha de experiências em grupo, conectando todas as vivências virtuais que já puderam experienciar ao longo da trilha formativa. A imersão foi o encerramento de um ciclo da primeira turma do Programa Ubuntu.

Vetor Brasil

A Vetor Brasil atua desde 2015 em parceria com governos de todo o país, para atrair, pré-selecionar e desenvolver profissionais para operar na gestão pública brasileira, gerando impacto em escala e transformando a vida de milhares de pessoas.

A missão da Vetor Brasil é criar uma rede engajada e diversa que potencialize o setor público brasileiro com quatro valores que norteiam nosso dia-a-dia:

– Diversidade, Equidade e Inclusão: valorizar a diversidade em todas as suas dimensões e em cada uma das suas atividades e ações;

– Ética: um pilar indispensável para potencializar o setor público e fortalecer as instituições democráticas;

– Otimismo sem ingenuidade: ciência de que os desafios do Brasil são grandes e os obstáculos, muitos, porém que é possível alcançar um objetivo ainda que ele seja muito difícil;

– Impacto com excelência: Buscar resultados que sejam impactantes, escaláveis e sustentáveis, sempre respeitando o que foi e já está sendo feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias

[GRÁTIS] 10 FORMAS DE GANHAR R$ 1.000 EM 7 DIAS

Baixe nosso ebook gratuitamente e comece a trilhar o caminho rumo ao seu sucesso financeiro!