Montado através das reclamações feitas pelos consumidores, ao longo do mês, o ranking das empresas mais reclamadas aponta quais estão em alta no desgosto dos consumidores. Dessa vez, os bancos ocupam 60% do ranking, ocupando seis posições, entre os dez primeiros colocados, sendo alvo de 436, das 804 reclamações do ranking de julho.
As 436 reclamações dos serviços bancários, referem-se aos seguintes serviços: cobranças abusivas, para alterar ou cancelar contratos, e cobranças por serviços não solicitados. As reclamações se dividiram entre os bancos: BMG S/A, Banco Bradesco S/A, Caixa Econômica, Banco Pan S/A, Banco Santander S/A e Banco Itaú S/A. Essas reclamações equivalem a aproximadamente 55%, do total de reclamações recebidas, somente, no mês de julho.
Os setores dos serviços de água e energia, também, marcaram presença no ranking, com 232 reclamações. Já a Neoenergia, foi alvo de 167 reclamações e a Compesa, teve 65 registros. As empresas de telefonia e internet, também marcaram presença no top 10, com 136 reclamações, através da Claro S/A, com 82 contestações, e da Tim S.A, alvo dos consumidores, por 54 vezes.
O consumidor que tiver alguma queixa, em alguma relação de consumo, pode se dirigir ao Procon-PE portando os seguintes documentos: identidade, CPF e o comprovante de residência, além de documentos que comprovem a reclamação como, por exemplo, nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.
Em casos de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato pelos canais de comunicação: telefone: 0800 282 1512; e-mail: [email protected]. O ranking completo está disponível no site do Procon-PE: https://www.procon.pe.gov.br/ranking-de-reclamacoes
Ranking das empresas mais reclamadas de Julho:
1° Neoenergia Pernambuco (Celpe) – 167
2° Banco BMG S/A – 101
3° Banco Bradesco S.A – 95
4° Claro S.A 77 – 82
5° Caixa Econômica Federal -68
6° Compesa – 65
7° Banco Pan S/A – 61
8° Banco Santander (Brasil) S.A – 58
9° Tim S.A – 54
10° Banco Itaú S.A – 53