Projeto “Cordelizando o Agreste” chegou ao município de Arcoverde

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Projeto “Cordelizando o Agreste” chegou ao município de Arcoverde

Nas andanças do Projeto “Cordelizando o Agreste”: encontro de Poetas em Aulas Espetáculo seguiu rumo ao Sertão do Moxotó, levando a cultura popular pernambucana e desta vez o projeto chegou ao município de Arcoverde, terra do Coco e de grandes poetas.

O referido projeto idealizado e apresentado pelo Poeta Cordelista Wilson China foi aprovado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura- FUNCULTURA e ministra aulas-espetáculo para estudantes inseridos na rede publica de ensino, através de um conteúdo que compõe entretenimento e cultura, por onde passa o projeto tem encantado as escolas integrando a cultura à educação.

Nesta Quarta-feira (17/08/22), foi à vez dos alunos da Escola Municipal Barão do Rio Branco, receber o Projeto  “Cordelizando o Agreste”. Cumprindo o itinerário, a Aula-espetáculo foi iniciada pela Professora Edione Santana, Coordenadora executiva do projeto, a qual fez a apresentação do projeto ao público presente, em seguida, foi apresentado aos estudantes à finalidade do projeto e a importância da valorização da Cultura dentro das Escolas.

A Equipe do projeto foi reverenciada com uma bela poesia de autoria da Poetiza Giane Siqueira     declamada por estudantes, dessa forma foi percebido o fortalecimento e valorização das raízes culturais pernambucana no dia-a-dia da referida escola sertaneja.

Na sequência da aula-espetáculo, a Diretora do evento Marcelline Cavalcanti, apresentou a biografia que antecipou a apresentação do poeta Wilson China e convidados, aos  estudantes e toda equipe escolar, bem como aos representantes da Secretaria de Educação da Cidade de Arcoverde, além da TV Arcoverde que se fez presente através do repórter e radialista Juliano Cesar que realizou a cobertura do evento.

Após a fundamentação histórica e artística do Cordel, o Poeta Wilson China fez referencia as vertentes, através do Violeiro Repentista Antônio Barbosa com a sua arte inconfundível, apresentou aos estudantes os encantos da arte do repente, das toadas de gado e do aboio.

Foi um momento riquíssimo onde o público presente pôde conhecer com profundidade a Literatura de Cordel e suas vertentes. 

 Na ocasião foi entregue certificados de participação aos estudantes e a doação de duzentos e setenta e cinco cordéis com diversos temas de autoria do Poeta Wilson China, para que a escola possa manter em evidência a literatura de cordel nas salas de aula.

O projeto “Cordelizando o Agreste” segue a sua caminhada contemplando outros municípios nos quais diversos estudantes serão agraciados com as ações do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias

[GRÁTIS] 10 FORMAS DE GANHAR R$ 1.000 EM 7 DIAS

Baixe nosso ebook gratuitamente e comece a trilhar o caminho rumo ao seu sucesso financeiro!