A frente de Robótica do Instituto Conceição Moura contará com quatro bolsas de estudo, após obter aprovação para o projeto no edital “Ciência, Tecnologia e Inovação nos Museus de Pernambuco” da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado.
No total, foram disponibilizadas 180 bolsas da modalidade de Cooperação Técnica (BCT) para museus e espaços que promovem a popularização da ciência e da tecnologia.
Os projetos de robótica educacional do Instituto Conceição Moura contemplados com as bolsas são realizados pelo programa Território do Fazer, e envolvem formações, oficinas, visitas a espaços científico-culturais e diversas atividades sobre noções básicas na área de fabricação digital, programação e eletrônica, com a monitoria de antigos alunos do laboratório.
A iniciativa apresenta novas possibilidades para a juventude de Belo Jardim a partir da tecnologia e inovação, incentivando a criatividade e facilitando o aprendizado de matemática e física, além de contribuir para o desenvolvimento de soluções de problemas locais e auxiliar na melhoria dos indicadores educacionais da região.
O edital é uma importante ação para a preservação da Ciência e Cultura de Pernambuco, por incentivar a experimentação e a interdisciplinaridade nos ambientes de pesquisa, auxiliar na divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia e fomentar o desenvolvimento tecnológico no estado.
Com apoio da FACEPE, o Instituto Conceição Moura fortalece e transforma a formação de jovens, ampliando o acesso à educação de qualidade em Belo Jardim.
Em processo seletivo interno, os alunos Ana Flávia, Maria Fernanda, Pedro Vitor e Thalles Rodrigues foram contemplados com as bolsas para monitoria, com objetivo de realizar atividades formativas junto aos antigos monitores Elâne Silva e Gabriel Batista, movimentando a área de robótica do Instituto Conceição Moura durante o ano de 2024.