Quem foi Santo Antônio? Por que Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro? Conheça a história

Quem foi Santo Antônio? Por que Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro? Conheça a história

Saiba a história de um dos santos mais populares da Igreja Católica

Neste dia 13 de junho, considerado dia de Santo Antônio para a Igreja Católica, o Blog Jardim do Agreste traz a história de um dos santos mais populares da religião. Além de Santo casamenteiro, Antônio é referido também como protetor das coisas perdidas, protetor dos casamentos e protetor dos pobres.

História de Santo Antônio

Santo Antônio de Pádua é conhecido por seu nome de ordenação, mas seu nome de batismo era Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo.

De família muito rica e da nobreza, ele nasceu em 1195, em Lisboa, e ingressou muito jovem na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Fez seus estudos filosóficos e teológicos em Coimbra e foi lá também que se ordenou sacerdote.

Empolgado com o estilo de vida e de trabalho dos franciscanos, conhecidos por percorrer caminhos e estradas, de povoado em povoado, de cidade em cidade, vestidos com seus hábitos simples e vivendo em total pobreza, resolveu também ir pregar no Marrocos. Entrou para a Ordem, vestiu o hábito dos franciscanos e tomou o nome de Antônio.

Por que Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro?

Antônio ganhou a fama de ser casamenteiro após interceder por uma jovem que teria conseguido fazer um ótimo casamento. A história retrata que Santo Antônio teria atendido aos rogos dessa moça que para casar precisava um dote.

Ela teria recebido de Santo Antônio um bilhete para entregar a um determinado comerciante. O bilhete dizia que o comerciante desse à moça moedas de prata segundo o peso do papel. Pensando que o papel pesaria muito pouco, ele aceitou. Mas foram necessários 400 escudos da prata para que a balança chegasse ao equilíbrio.

O comerciante, então, lembrou-se de uma promessa que havia feito a Santo Antônio e não havia cumprido: dar 400 escudos de prata. A jovem recebeu a quantia e pode assim casar-se.

Caridade

Conhecido pela caridade, catequização o povo simples e assistência espiritual aos enfermos e excluídos, Antônio pregava contra as novas formas de corrupção, e continuou vivendo para a pregação da palavra de Cristo até morrer, com apenas 36 anos, em 13 de junho de 1231, na Itália. Por isso, a data se tornou especial para a Igreja Católica e todos os fiéis.

São milhares os relatos de milagres e graças alcançadas rogando seu nome. Ele foi canonizado no ano seguinte ao de sua morte pelo papa Gregório IX.

ORAÇÃO PARA SANTO ANTÔNIO: Confira orações para pedir uma graça no Dia de Santo Antônio

Veja algumas orações para o Santo Casamenteiro

Nesta data, os devotos do santo costumam fazer orações e até simpatias. Confira nesta matéria algumas orações para Santo Antônio.

ORAÇÕES PARA SANTO ANTÔNIO

Oração infalível para Santo Antônio

“Ó Santo Antônio, o mais gentil dos santos, teu amor a Deus e tua caridade com Suas criaturas, fizeram com que foste digno de possuir poderes miraculosos. Motivada(o) por este pensamento, peço-te que [faça o seu pedido].

Ó gentil e amoroso Santo Antônio, cujo coração estava sempre cheio de simpatia humana, sussurra minha súplica aos ouvidos do doce Menino Jesus, que adorava estar em teus braços. A gratidão do meu coração será sempre tua. Amém.”

Oração a Santo Antônio

“Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos.

Faz que eu seja realista, confiante, digno(a) e alegre. Que eu encontre um(a) namorado(a) que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável.

Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social.

Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja”.

Oração para arrumar um marido

“Santo Antônio, que sois invocado como protetor dos namorados, olhai por mim nesta importante fase da minha vida, para que eu não perturbe este tempo bonito com futilidades, mas o aproveite para um melhor conhecimento daquele ser que Deus colocou ao meu lado e para que ele melhor me conheça.

Assim, juntos, preparemos o nosso futuro, onde nos aguarda uma família que, com vossa proteção, queremos cheia de amor, de felicidade, mas, sobretudo, cheia da presença de Deus.

Santo Antônio, padroeiro dos namorados, abençoai nosso namoro, para que ele transcorra no amor, na pureza, na compreensão e na sinceridade. Amém!”

Oração para alcançar uma graça

“Eu te saúdo, pai e protetor Santo Antônio! Intercede por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo a fim de que ele me conceda a graça que desejo [mencionar a graça]. Eu te peço, amado Santo Antônio, pela firme confiança que tenho em Deus a quem serviste fielmente.

Eu te peço pelo amor do menino Jesus que carregastes em teu braço. Eu te peço por todos os favores que Deus te concedeu neste mundo, pelos inúmeros prodígios que Ele operou e continua operando diariamente por tua intercessão. Amém. Santo Antônio, rogai por nós.”

*Fonte: Calendarr, Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.