Se estivesse vivo Ayrton Senna faria 61 anos neste domingo (21)

Picture of Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Se estivesse vivo Ayrton Senna faria 61 anos neste domingo (21)

Neste domingo (21) seria o aniversário de 61 anos do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, que construiu uma carreira marcada por emoção e títulos. O piloto brasileiro morreu em 1º de maio de 1994, aos 34 anos, após o terrível acidente durante o GP de San Marino, em Imola.

Ayrton Senna foi declarado morto no Hospital Maggiori de Bolonha algumas horas depois de sua Williams-Renault chocar-se violentamente contra o muro da curva Tamburello. Uma barra da suspensão dianteira direita perfurou o capacete do piloto, provocando danos cerebrais irreversíveis.

Não fosse por isso, apesar da pancada muito forte, é bem possível que Senna deixasse seu carro sem maiores problemas (suas pernas e braços não tinham fraturas), e duas semanas depois estivesse alinhando seu carro nas ruas do Principado para provavelmente conseguir sua sétima vitória no GP de Mônaco.

A morte de Ayrton Senna sensibilizou o Brasil. No dia 4 de maio o caixão com seu corpo foi retirado de dentro do avião e coberto com uma bandeira do país. Transportado em um carro do Corpo de Bombeiros foi levado do aeroporto para a Assembleia Legislativa, escoltado por quinze batedores, e acompanhado por milhares de pessoas, que prestaram a sua última homenagem ao ídolo.

Ayrton Senna foi enterrado no Cemitério do Morumby, em São Paulo, no dia 5 de maio de 1994. Em 10 anos de Fórmula 1, Senna disputou 116 corridas, conquistou 65 pole positions e venceu 41 competições. Conquistou seis vezes o GP de Mônaco, sendo chamado “O Rei de Mônaco”.

Carreira

Em 1985, um dos momentos mais marcantes como piloto ao trocar a Toleman pelo Lotus e que marcou sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP de Portugal. Ayrton permaneceu na equipe até o final de 1987, tendo conquistado seis vitórias, 22 pódios e 16 poles. 

Em 1987 Ayrton Senna assinou com a McLaren-Honda. Em 1988 subiu ao pódio pela primeira vez, como campeão mundial de Fórmula 1, no GP de Suzuka no Japão, depois de uma disputa acirrada contra o companheiro Alain Prost. Naquele ano, Senna conquistou 13 pole positions e venceu 8 das 16 provas do campeonato.

O bicampeonato mundial veio em 1990, também em Suzuka, no penúltimo GP da temporada, quando deu o troco no seu rival Alain Prost, que no ano anterior havia vencido o campeonato de forma pouco ética, quando nas voltas finais, Senna tentou ultrapassá-lo, mas houve o choque e os dois saírem da pista.

Em 1991, novamente em Suzuka, Ayrton Senna conquistou o tricampeonato mundial disputando o título da temporada com o inglês Nigel Mansell, da Williams, que abandonou o circuito na 10.ª volta com problema nos freios.

Em 1994, Ayrton Senna foi contratado pela equipe Williams. No dia 20 de janeiro fazia seu primeiro teste com o carro da equipe inglesa. A primeira corrida da temporada de 1994 foi em Interlagos, no Brasil, onde conquistou a pole position, mas rodou ao tentar perseguir Schumacher e abandonou a corrida.

A segunda prova foi no GP do Pacífico, no Japão e durou apenas poucos segundos para Senna, quando seu carro foi tocado por Mika Hakkinen, da McLaren, rodou e ainda foi atingido por Nicola Larini da Ferrari.

NE10 Interior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias