Secretaria de Saúde de Bezerros realiza curso de qualificação das equipes do SAMU

Secretaria de Saúde de Bezerros realiza curso de qualificação das equipes do SAMU

A Secretaria de Saúde de Bezerros, em parceria com o Instituto de Ensino APH, concluiu, no último sábado (31), o curso de Atualização do Serviço Móvel de Atendimento Pré-Hospitalar – APH realizado para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu do município. Os profissionais são os responsáveis por deslocar-se até o possível acidente e fornecer os primeiros-socorros às vítimas.

O curso, que deveria ser atualizado a cada dois anos, não acontecia em Bezerros desde 2017, por isso, a Secretaria de Saúde fez questão de qualificar o pré-atendimento hospitalar em casos de emergência. Nos casos em que não há um médico na equipe responsável, os enfermeiros e técnicos de enfermagem (que realizam os processos) possuem papel fundamental, pois são devidamente treinados para oferecer os cuidados necessários e capazes de salvar uma vida durante os primeiros socorros.  

Contando com carga horário total de 80 horas/aulas, o curso foi dividido em cinco módulos que foi desde a “Introdução à APH” até o “Atendimento de Múltiplas Vítimas”. No sábado, também foi feito uma solenidade de conclusão do curso para entrega dos certificados.

>>SAMU EM NÚMEROS

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, somente no primeiro semestre de 2021, o Samu de Bezerros realizou mais de 1.000 atendimentos de urgência, com um tempo médio de resposta de 9,1 minutos (ou seja, média de tempo para a equipe de socorristas chegar até o local da ocorrência). Os atendimentos realizados foram assim distribuídos:

*Pacientes clínicos adultos – 504
*Pacientes clínicos pediátricos – 09
*Pacientes traumáticos – 194
*Acidentes de carro – 35
*Acidentes de moto – 76
*Pacientes psiquiátricos – 48
*Violência contra a mulher – 03
*Pacientes obstétricos – 26
*Arma de fogo – 07
*Arma branca – 07

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.