Sesc abre edital de ocupação para artistas visuais em Pernambuco

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Sesc abre edital de ocupação para artistas visuais em Pernambuco

Com premiação de R$ 2,5 mil e ações de formação, XV Salão UNICO de Arte Contemporânea contempla artistas visuais, curadores e arte-educadores

A poética das artes visuais ganha lugar de destaque no Sesc Pernambuco com o XV Salão UNICO de Arte Contemporânea. O tradicional edital de ocupação das galerias do Sesc, selecionará nove artistas, que além de exporem suas obras, receberão premiação de R$ 2,5 mil cada. As inscrições começaram na quarta-feira (23) e seguem até 25 de setembro. Os detalhes do edital e plantas-baixa para elaboração do projeto podem ser conferidos no site (unico.sescpe.com.br).

Chegando a sua 15ª edição, o edital se renova trazendo etapa formativa em residência online para todos os inscritos – mesmo aqueles não aprovados – oferecendo formações em expografia, curadoria e processos artísticos. Neste ano, o alinhamento conceitual das exposições se conecta ao projeto Entre-Ruas, iniciativa do Sesc Pernambuco que discute a produção cultural dentro das periferias, orbitando pautas como arte pública e produções artísticas nascidas desses contextos urbanos e periféricos.

Qual o lugar dessa arte urbana no UNICO? Como é que se manifesta a arte urbana dentro desse cubo branco que é uma galeria”, são algumas das provocações apontados pelo coordenador do UNICO, Tacio Russo. “Para além das artes visuais, o Sesc Pernambuco trabalha com várias linguagens no estado, e dessas talvez as formas mais amadurecidas sejam as culturas populares, de tradição, e essas manifestações acontecem em espaços públicos. O desafio é levar isso para uma galeria, um espaço que costuma ser pensado como uma caixa hermética“, acrescenta.

Dentre os critérios de avaliação, preza-se pela coerência conceitual, consistência estética e ineditismo da proposta. Também são relevantes a representatividade étnico-racial negra e indígena, diversidade de gêneros, representatividade de pessoas com deficiência (PCD) e apresentação de propostas que conversem com os recursos de acessibilidade. O edital também preza pela diversidade nas representações territoriais do estado de Pernambuco.

Desde a 14ª edição, realizada em 2022, o ÚNICO deixou de ser exclusivamente universitário, e ampliou sua abrangência, passando a contemplar artistas que ainda não tenham aberto exposição individual e participado, no máximo de até 4 exposições coletivas.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos).  Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas. Mais informações no site www.cartaodoempresario.com.br.

UNICO

Prazo p/ inscrições: 23 de agosto a 25 de setembro

Site: unico.sescpe.com.br

Imagem: Maker Mídia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias