Sesc Ler Belo Jardim promove etapa do Oitivas Afetivas no Quilombo do Barro Branco

Picture of Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Sesc Ler Belo Jardim promove etapa do Oitivas Afetivas no Quilombo do Barro Branco

Programação do projeto que discute a memória social de povos tradicionais do país acontece neste sábado (14/08), das 14h às 17h30

A comunidade Quilombola do Barro Branco, na área rural de Belo Jardim, é a localidade escolhida para uma das etapas da 3ª edição do projeto Oitivas Afetivas, projeto do Sesc criado a partir de estudos realizados em encontros do Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Literatura da unidade de Belo Jardim. A programação acontece neste sábado (14/08), das 14h às 17h30. O Oitivas Afetivas é um projeto literário que nasceu das pesquisas provindas das temáticas “Literatura e Resistência” e Literatura Afro-brasileira.

O projeto discute a memória social por meio da oralidade, evidenciada a partir das escutas afetivas. O projeto é voltado para os povos tradicionais identificados no território brasileiro, neste caso, especificamente, de localidades do Agreste pernambucano. A ação terá início às 14h, com a mística de acolhida ao Barro Branco, uma espécie de ritual de recepção próprio de comunidades tradicionais realizado antes do início das atividades; das 14h30 às 15h30, Elaine Lima, liderança da comunidade e jovens que vivem no local realizam um bate-papo e escutas afetivas sobre o tema “O Protagonismo do Jovem na Comunidade Remanescente do Barro Branco”.

Das 15h30 às 17h, o Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Literatura do Sesc Ler Belo Jardim promovem uma ação literária, com temas relativos às histórias dos povos africanos. E das 17h às 17h30, tem uma partilha afetiva como desfecho desta etapa do projeto. Trata-se de um processo em que se desperta a ligação vivida durante três gerações desse povo através de histórias, causos e costumes. “O objetivo é despertar, por meio das sensações, as memórias e histórias da comunidade, o ato de ouvir, de estar atento às vivências dos outros, o exercício da escrita e documentar a história do local”, explica Juvêncio Amâncio Júnior, professor de artes do Sesc Ler Belo Jardim.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital

(https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas.

Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.

Serviço: Etapa da 3ª Edição do Projeto Oitivas Afetivas

Realização: Sesc Ler Belo Jardim

Data: 14 de agosto

Horário: das 14h às 17h30

Local: Comunidade Quilombola do Barro Branco, Belo Jardim

Informações: (81) 3726-1576

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias