Sesc participa do Festival Mamulengá Surubim 2024

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Sesc participa do Festival Mamulengá Surubim 2024

Evento cultural acontece de 12 a 14 de janeiro, no Memorial dos Severinos. Programação conta com apresentação de mamulengos, ciranda, coco, cortejo folclórico, palestras, oficinas, entre outras atividades. Entrada gratuita

O Sesc Ler Surubim é parceiro do Memorial dos Severinos na produção do Festival Mamulengá 2024. O evento cultural que celebra as tradições do folclore pernambucano será realizado de 12 a 14 de janeiro, no Memorial do Severinos, também conhecido como Parque dos Mamulengos Gigantes, que fica em Lagoa Nova, Surubim. A programação é gratuita.

O Mamulengá deste ano vai homenagear João de Cordeira, mestre de Caboclinhos da cidade de João Alfredo, Agreste de Pernambuco. As atividades incluem apresentações de mamulengo, rodas de ciranda e coco, cortejo folclórico, ações de literatura, feira de artesanato, exposição de artes, palestra e oficina.

Na sexta (12), às 16h, o festival começa com um tour ecocultural pelo Memorial dos Severinos, guiado por Severino Iabá, criador do Parque dos Mamulengos, e o Mestre Zé Severino. Às 17h, no mesmo local, tem entardecer musical e poético, com Mac Sedícias e Biuzinho do Violão. E às 18h, Noé da Ciranda realiza uma roda de coco e ciranda, com participação do público.  

No sábado (13), as atividades também começam às 16h, com Biuzinho do Violão. Às 16h30, o Grupo de Experimentações Literárias do Sesc Ler Surubim realiza um sarau poético. Às 17h, Severino Iabá ministra a palestra “Vida e Arte Severina”. Às 18h, tem exibição do documentário “Cabocolino”, de João Marcelo Alves, e homenagem a João de Cordeira, mestre do caboclinho. Às 18h30, tem roda de coco com Klebson de Oliveira.

No domingo (14), a programação do Mamulengá começa logo cedo, às 9h, com a oficina “Da criação à manipulação de mamulengos”, com o Teatro História do Mamulengo Mestre Bila, da cidade de Glória do Goitá. Às 10h, Severino Iabá promove a oficina de dança de roda para mulheres, com o grupo folclórico “As Josefinas de Lagoa Nova”.

Às 15h, tem literatura, música e meio ambiente ao pé do juazeiro, aberto aos artistas. Às 16h, começa o cortejo folclórico, com o Boi Surubim, Balé Municipal de Surubim, As Josefinas de Lagoa Nova, Grupo de Caboclinhos do Sítio melancia de João Alfredo, entre outros. Às 17h30, Jô de Surubim apresenta a contação de histórias “Contos Populares”. Às 18h, o Mestre Bila comanda a apresentação do Teatro História de Mamulengo, e às 19h, encerrando o festival, acontece mais uma apresentação de música e dança com Noé da Ciranda.

Além de todas estas atividades culturais, o Festival Mamulengá conta ainda com exposições de artes dos mestres Joel Severino e Zé Severino, feirinha de artesanato, doação de sementes de árvores nativas e venda de comidas típicas da região. 

“Promover a cultura popular, levando arte para todos os públicos, é uma das missões do Sesc. Por isso, a parceria com o Memorial dos Severinos, na produção do Mamulengá 2024, nos faz acreditar que as nossas tradições vão perpetuar por muitas gerações”, ressalta Lucenilda do Espírito Santo, supervisora de Cultura do Sesc Ler Surubim.  

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 24 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. o campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Festival Mamulengá 2024
Realização: Sesc Ler Surubim e Memorial dos Severinos
Data: de 12 a 14 de janeiro
Local: Memorial dos Severinos (Parque dos Mamulengos Gigantes), Lagoa Nova – Surubim
Informações: (81) 3634-5280 ou (81) 99168-8379 (Whatsapp)

Programação

Sexta (12/01)
16h | Tour Ecocultural, no Memorial dos Severinos, com Severino Iabá
17h | Entardecer musical e poético, com Mac Sedícias e Biuzinho do Violão
18h | Roda de coco e ciranda, com Noé da Ciranda  

Sábado (13/01)
16h | Música, com Biuzinho do violão
16h30 | Sarau poético, com o Grupo de Experimentações Literárias do Sesc Ler Surubim
17h | Palestra “Vida e Arte Severina”, com Severino Iabá
18h | Documentário “Cabocolino”, de João Marcelo Alves
18h30 | Roda de coco, com Klebson de Oliveira

Domingo (14/01)
9h | Oficina “Da criação à manipulação de mamulengos”, com o Teatro História do Mamulengo Mestre Bila, de Glória do Goitá 
10h | Oficina de dança de roda para mulheres, com o grupo folclórico As Josefinas, de Lagoa Nova
15h | Literatura, música e poesia ao pé do juazeiro – aberto para todos os artistas
16h | Cortejo folclórico, com o Boi Surubim, Balé Municipal de Surubim, As Josefinas de Lagoa Nova, Grupo de Caboclinhos do Sítio Melancia de João Alfredo, e outros 
18h | Espetáculo de mamulengos, com o Teatro História de Mamulengo do Mestre Bila 
19h | Música e dança, com Noé da Ciranda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias

[GRÁTIS] 10 FORMAS DE GANHAR R$ 1.000 EM 7 DIAS

Baixe nosso ebook gratuitamente e comece a trilhar o caminho rumo ao seu sucesso financeiro!