Sesc realiza semana de ações culturais e traz o protagonismo das mulheres pretas na sociedade

Sesc realiza semana de ações culturais e traz o protagonismo das mulheres pretas na sociedade

Festival Quariterê acontece de 25 a 29 de julho, com atividades presenciais e virtuais, em cinco unidades do Sesc em Pernambuco

Para celebrar o Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, comemorados em 25 de julho, o Sesc promove uma semana dedicada à presença da mulher negra em linguagens artísticas. O Festival Quariterê acontece de 25 a 29 de julho, nas unidades de Buíque e Caruaru, no Agreste; Goiana, Santa Rita e Piedade, na Região Metropolitana do Recife. Na programação, quatro atividades presenciais e uma virtual.

Na segunda (25), o Festival começa no Sesc Ler Buíque, com o bate-papo “Ujima: empreender com as mulheres quilombolas Novo Mundo”, em que serão abordados os desafios, experiências, conquistas e expectativas das mulheres que vivem e trabalham na comunidade quilombola Novo Mundo, de Buíque. A mediação é de Wellington Martins, professor de Artes da unidade e o bate-papo será das 19h30 às 21h, no Sesc Ler, com entrada gratuita.

Na terça (26), o Sesc Caruaru apresenta o concerto-aula “Muimbu: Ritmo e Resistência Ancestral em Mim”, com Chris Mendes, que canta e conta sua vivência enquanto mulher preta e de terreiro e as influências de seus muimbus, passeando pelas línguas angolanas, além de sua performance na construção da boneca abayomi. A apresentação será no Teatro Rui Limeira Rosal, das 14h30 às 16h. O ingresso são 2 kg de alimentos não perecíveis.

O Sesc Ler Goiana recebe na quarta (27) a fotógrafa e produtora cultural Tayná Nunes para uma conversa sobre “As Rainhas do Catucá: A Mulher Negra e a Fotografia”, em dois momentos: das 10h às 11h e das 19h às 20h, com entrada gratuita. Sob mediação de Danielle Martins, bibliotecária da unidade, Tayná vai falar sobre o resgate da autoestima, beleza e expressividade da mulher preta na sociedade.

A única atividade virtual do Festival Quariterê acontece na quinta-feira (28), sob responsabilidade do Sesc Santa Rita. É a live “Música Africana na Escola: Quais os Caminhos Possíveis?”. Será um bate-papo entre a escritora Heloísa Pires e a educadora Roma Júlia. A live será apresentada, das 19h às 20h, no canal oficial do Sesc Pernambuco no Youtube (http://youtube.com/sescpernambuco).

Na sexta (29), o Sesc Piedade promove o cine-debate “Rede de Arrasto”, com exibição do documentário Rede de Arrasto – Mulheres na Pesca, de Allen Jerônimo, às 10h, com entrada gratuita. O filme mostra dificuldades, alegrias, conquistas, necessidades, machismo e falta de políticas públicas para as mulheres pescadoras de Jaboatão dos Guararapes. Após o filme, tem debate com o diretor e algumas das protagonistas do documentário.

O Festival Quariterê traz como narrativa a heroína Tereza de Benguela, que assumiu a liderança do Quilombo Quariterê, no Vale do Guaporé, em Mato Grosso, após a morte de seu companheiro, o líder José Piolho, no século XVIII. “O objetivo do Festival é conduzir discussões acerca da presença da mulher preta na sociedade e a sua luta para ter um espaço de fala que promova sua autonomia”, explica Ana Carolina Silva, bibliotecária do Sesc Caruaru.   

Serviço: Festival Quariterê

Data: de 25 a 29 de julho

Programação

Segunda (25) – Sesc Ler Buíque

Bate-papo “Ujima: empreender com as mulheres quilombolas Novo Mundo”

Local: Biblioteca da unidade, das 19h30 às 21h

Entrada gratuita

Rua Projetada, s/n, Frei Damião – Buíque

Informações: (87) 3855-21230

Terça (26) – Sesc Caruaru

Concerto-aula “Muimbu: Ritmo e Resistência Ancestral em Mim”, com Chris Mendes

Local: Teatro Rui Limeira Rosal, das 14h30 às 16h

Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis

Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis – Caruaru

Informações: (81) 3721-3967

Quarta (27) – Sesc Ler Goiana

Conversa “As Rainhas do Catucá: A Mulher Negra e a Fotografia”, com Tayná Nunes

Local: Biblioteca da unidade das 10h às 11h e das 19h às 20h

Entrada gratuita

Rua do Arame, s/n, Centro – Goiana

Informações: (81) 3626-5961

Quinta (28) – Sesc Santa Rita

Live “Música Africana na Escola: Quais os Caminhos Possíveis?”, com Heloísa Pires

Transmissão: canal do Sesc PE no Youtube (http://youtube.com/sescpernambuco), às 19h

Informações: (81) 3224-7577

Sexta (29) – Sesc Piedade

Cine-debate “Rede de Arrasto” (documentário Rede de Arrasto – Mulheres na Pesca)

Local: Biblioteca da unidade, às 10h

Entrada gratuita

Rua Piedade, s/n, Piedade – Jaboatão dos Guararapes

Informações: (81) 3361-2275

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.