Tropa do Balacobaco busca, em casa, novas lendas e histórias do povo sertanejo

Picture of Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Tropa do Balacobaco busca, em casa, novas lendas e histórias do povo sertanejo

Grupo dá sequência ao projeto “A Lenda na Cena – Sertões de Pernambuco”, neste sábado (18/05), no Assentamento Pedra Vermelha, em Arcoverde
Cidade é a representante do Sertão do Moxotó, nesta jornada cultural pelo interior do Estado   
A Tropa do Balacobaco escolheu seu próprio território para dar sequência ao projeto “A Lenda na Cena – Sertões de Pernambuco”. Arcoverde é a representante do Sertão do Moxotó, nesta viagem pelos rincões sertanejos, na busca pelas lendas e histórias das memórias do povo, que serão selecionadas para serem transformadas em textos dramatúrgicos. A localidade onde serão realizadas as atividades, neste sábado (18/05), é o Assentamento Pedra Vermelha.
O assentamento, que tem 18 anos de fundação, fica a cinco quilômetros do Centro de Arcoverde. No local, os integrantes da Tropa farão as escutas, a partir das 18h. “Por já conhecermos a região, sabemos que os moradores têm muitas histórias interessantes, mas queremos que eles nos contem esses relatos, pois a experiência de poder ouvir direto das fontes é a força que impulsiona o coração desse projeto”, explica Everson Melo, produtor executivo do projeto.
Após esta primeira atividade, a Tropa do Balacobaco apresenta uma contação de histórias dramatizada, com muita música, para todas as idades. “É uma forma de interagir com a comunidade, compartilhando um pouquinho do nosso trabalho e mostrando, na prática, como as lendas que vão nos contar vão virar encenações”, explica Ney Mendes, coordenador geral do projeto.
Depois de Arcoverde, as ações seguem para Bodocó, no Sertão do Araripe, nos dias 24, 25 e 26 de maio. A última viagem será para São José do Belmonte, no Sertão Central, no período de 7 a 9 de junho. “A Lenda na Cena – Sertões de Pernambuco” é um projeto aprovado no Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Grupos e Coletivos Artísticos.
O projeto conta com Ney Mendes (coordenação geral e texto dramatúrgico), Jéssica Mendes (produtora geral), Everson Melo (produção executiva), Danielly Lima e Lindryelle Vanessa (atrizes/pesquisadoras) Roosevelt Neto (ator/pesquisador), Yan Vinícius (ator/pesquisador e direção da contação de histórias), Iale Carvalho (atriz), Renata Cordeiro (música), Juliano Jason (músico), Juliana Aguiar (assessoria pedagógica), Paulo Almeida (direção da leitura dramatizada), Thiago Campos (designer gráfico e videomaker), Yuri Gabriel (editor de Vídeo), Kaian Alves (fotógrafo) e Jéssika Betânia (assessora de comunicação nas cidades).

A Tropa do Balacobaco – Entre várias extensões artísticas, é um grupo de teatro de pesquisa, cuja origem está vinculada às tradições populares. Nascida em 2007, a Tropa trilha sua pesquisa teatral na busca por uma linguagem autoral, desenvolvendo trabalhos que entoam os contos e cantares dos nossos ancestrais, por acreditar que, ao recontar as histórias desse Brasil diverso, contribui para o reavivamento do pensamento crítico e autônomo sobre “Quem somos” e ainda sobre “Quem queremos ser”. O grupo traz um vasto currículo de apresentações somadas ao longo de sua trajetória. Tem sede na cidade de Arcoverde, Sertão Pernambucano, e faz parte do quadro de ocupantes da Estação da Cultura, organização que desenvolve um trabalho de resistência artístico-cultural, composta por diversos grupos e seguimentos artísticos da cidade, desde 2001. Em 2013, a Tropa sublinha como público-alvo de sua abordagem cênica as crianças e jovens. Desde então, vem direcionando suas pesquisas e montagens nesse sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias