Estreia: Festival de cantoria lança documentário gravado em Serra Talhada

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Estreia: Festival de cantoria lança documentário gravado em Serra Talhada

O curta-metragem será lançado no dia 10 de dezembro e evidencia a cultura do cancioneiro popular, retratando a rotina e as paisagens naturais do Sertão do Pajeú

No próximo dia 10 de dezembro, o Festival Sertão A Dentro lança um documentário que traz como protagonista a cultura nordestina do cancioneiro popular. O lançamento acontece no YouTube oficial do festival e conta com a participação de artistas como Cátia de França, PC Silva, Agda e Cantoria Crua.

De acordo com uma das produtoras do evento, Edvania Kehrle, o curta-metragem é um recorte cheio de emoção da primeira edição do Festival Sertão A Dentro, realizado em novembro do ano passado, em Serra Talhada, Sertão do Pajeú. Assim como o projeto, o documentário também tem como objetivo fortalecer a cultura dos cantadores, criando oportunidades de resgate da ancestralidade dessa manifestação popular e ajudando na preservação da memória cultural do Sertão.

“A gente sempre via pessoas jovens e, especialmente, pessoas mais velhas, dizendo: ‘Onde estão esses cantores?’, ‘E ainda tem cantoria?’, ‘Onde acontece essa cantoria?’. E aí o Festival Sertão A Dentro vem com essa ideia, de ser um espaço para que essa cantoria possa acontecer e ser vista”, revela.

Dessa forma, os mais de 40 minutos do documentário trazem recortes da programação do Festival, como imagens da Vivência, realizada no Instituto Serra Grande, da Cantoria, feita na Concha Acústica, e até mesmo da oficina “Canções do Sertão: poesia e memória”, executada na Escola Municipal Imaculada Conceição. 

Além disso, o curta também conta com relatos dos músicos e poetas que participaram do evento, rememorando suas relações pessoais com a cantoria e expondo alguns de seus processos artísticos. “O melhor presente da minha vida foi ter vindo e conhecido, porque eu sempre andei pela região, mas nunca vim por aqui. Então, eu acho que de agora em diante o caminho vai ser esse, quando eu quiser me abastecer, me renovar, me fortalecer, é em Serra Talhada”, afirma a cantora, compositora e multi-instrumentista, Cátia de França. 

Também participam do documentário PC Silva, Marcello Rangel, Agda, Dayane Rocha, Reinivaldo Pinheiro, e a trinca de cantadores agrestinos da Cantoria Crua, Neto Sales, Adalberto e João Euzé.

Outro importante objetivo do documentário é contribuir com a desconstrução da imagem estereotipada de que o Sertão é um lugar de seca, miséria e fome. Por essa razão, a produção audiovisual traz imagens corriqueiras de Serra Talhada, retratando a comunidade e a transformação da Caatinga.

E a cantoria, essa poesia efervescente da região do Pajeú, já é uma grande prova de que essa é uma região de muita riqueza cultural, sobre poesia, literatura e música. E isso se une com a própria vegetação, onde nasce o aboio e o repetente”, explica um dos produtores do festival e responsável pelo audiovisual, Álvaro Severo.

A obra ainda faz uma homenagem a três artistas: o cantor, compositor e ator JR Black, o poeta performático Miró da Muribeca e o artista, escritor e produtor cultural indígena da etnia Makuxi, Jaider Esbell.

O Festival Sertão A Dentro é uma realização da Epahey Produções Culturais, Boi Luzeiro Produções, Retina Digital e Instituto Socioambiental da Serra Grande, e recebe incentivo do Funcultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco. 

Link do YouTubehttps://www.youtube.com/@festivalsertaoadentro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias

[GRÁTIS] 10 FORMAS DE GANHAR R$ 1.000 EM 7 DIAS

Baixe nosso ebook gratuitamente e comece a trilhar o caminho rumo ao seu sucesso financeiro!